Manjericão: para além das flores, essa espécie é muito usada na culinária

Manjericão: para além das flores, essa espécie é muito usada na culinária - Imagem: Canva
Manjericão: para além das flores, essa espécie é muito usada na culinária - Imagem: Canva

Rio de Janeiro, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023 por Amanda Barbosa — Além de ser uma erva muito utilizada na cozinha, o manjericão possui lindas flores e propriedades medicinais. Por isso, que atualmente ela é usada como base de óleo essencial, cosméticos e muito mais. No entanto, se você resolveu investir em montar uma horta em casa, saiba quais são as melhores espécies para esse cultivo.

Para quem está iniciando hortas agora, é preciso tomar alguns cuidados e escolher bem quais as plantas que são cultivadas. Além disso, algumas não suportam viver em todas as regiões do país, devido ao calor ou frio excessivo. Dessa forma, aqui no portal Tecno Notícias você encontra diversos artigos falando sobre variados legumes, frutas, flores e também paisagismo. Basta escolher o assunto desejado e se divertir.

Manjericão: para além das flores, essa espécie é muito usada na culinária - Foto: Pixabay

Manjericão: para além das flores, essa espécie é muito usada na culinária – Foto: Pixabay

Como cultivar manjericão em casa

Antes de mais nada, basta escolher o local onde o manjericão vai ser plantado, diretamente no chão ou em vasos. Aliás, nos últimos anos, cada vez mais as pessoas investem em hortas suspensas em casas e apartamentos.

Essa é uma forma de consumir alimentos orgânicos e sem agrotóxicos. Por isso, invista em varandas ou ambientes que recebam a luz solar. 

Contudo, utilize sementes ou mudas para fazer o plantio, a rega deve ser moderada. Sendo assim, não deixe que o solo fique encharcado. Depois de algumas semanas, além de crescerem, a erva ainda dá lindas flores aromáticas. Por último, vale ressaltar que ele é um excelente aliado no tratamento de gripes e resfriados.

O portal Ecycle também abordou os benefícios do manjericão em matéria publicada pela equipe do site.

Manjericão: benefícios, como usar e plantar - Ecycle
Manjericão: benefícios, como usar e plantar – Ecycle

 Curiosidades sobre a erva:

  1. O manjericão é cultivado há mais de 5000 anos com raízes na região mediterrânea. É considerado sagrado na Índia, usado em rituais religiosos.
  2. O nome científico da erva é Ocimum basilicum e ele pertence à família Lamiaceae.
  3. O manjericão é rico em antioxidantes, óleos essenciais e compostos anti-inflamatórios com propriedades medicinais. É usado para tratar problemas de saúde como dor de cabeça, enxaqueca, insônia e problemas digestivos.
  4. Existem mais de 60 variedades de manjericão, cada uma com seu próprio sabor e aroma único. Algumas das variedades mais populares incluem manjericão genovês, manjericão tailandês, manjericão limão e manjericão francês.
  5. A erva é uma planta perene, mas é cultivado como anual na maioria das regiões temperadas devido a sua sensibilidade ao frio.
  6. A planta é fácil de cuidar e é uma ótima escolha para jardins de ervas e para cultivo em vasos dentro de casa.

Portanto, pode usar sem medidas esse ingrediente na sua rotina e mesclar com outras ervas, tanto para temperos como molhos, chás e muito mais. Por último, você já sabia que o manjericão ajudava a cuidar da sua saúde? Caso não, aproveite para introduzi-lo na sua alimentação. Aproveite para mandar essa matéria para outras pessoas e disseminar o conhecimento.

Jornalista, possuo experiência em veículos de comunicação. Além disso, sou redatora e atuo com agência de comunicação. Possuo cursos em marketing e áreas da comunicação social.