Salvador, 30 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – stapelia hirsuta, comumente conhecida como cacto-estrela, é uma planta cactoide originária da África do Sul. A planta possui um caule suculento e cilíndrico.
As suas folhas, por sua vez, são reduzidas a pequenas escamas e as suas flores são grandes, e possuem uma cor marrom-avermelhada. Elas são cobertas por pelos finos, dando a elas uma aparência áspera e hirsuta, o que é o motivo pelo qual o cacto-estrela recebeu o seu nome científico.
O cacto-estrela é uma planta popular entre os amantes de jardinagem devido a sua beleza única e facilidade de cuidado. No entanto, para que essa planta prospere em vasos, continue acompanhando o nosso artigo e conheça as necessidades climáticas e de iluminação, bem como as técnicas de plantio, irrigação e fertilização adequadas.
Clima e iluminação
O cacto-estrela é uma planta originária do deserto, portanto, prefere climas quentes e secos. Ele também precisa de muita luz solar direta para se desenvolver corretamente.
Logo, se você vive em um clima mais úmido ou em uma área onde a luz solar é limitada, é importante colocar o vaso em uma janela sul ou em um local externo onde ele possa receber pelo menos 6 horas de sol por dia.

Como plantar o cacto-estrela em vasos
O plantio do cacto-estrela em vasos é extremamente simples. Mas, antes de plantar o cacto-estrela em um vaso, certifique-se de que ele tem furos de drenagem na parte inferior para evitar acúmulo de água. Assim, adicione uma camada de pedras ou argila expandida no fundo do vaso antes de adicionar o solo.
É importante usar um solo específico para cactos: eles precisam de drenagem adequada. Logo, o Tecno Notícias recomenda um mix contendo areia grossa, areia fina e terra de cacto em proporções iguais.
Quando estiver pronto para plantar, faça um buraco no solo do vaso e coloque a planta cuidadosamente no buraco, pressionando o solo ao redor da base da planta. Deixe cerca de 1 a 2 polegadas de espaço entre a planta e o topo do vaso para permitir o crescimento futuro.

Irrigação
conforme o site Wiki How, os cactos não precisam de muita umidade e, com o cacto-estrela não é diferente. Assim, é importante não regá-lo com muita frequência.
A rega deve ser feita apenas quando o solo estiver completamente seco. Além disso, é melhor usar água da torneira, pois a água da chuva pode conter minerais que podem danificar a planta. Ademais, é importante evitar que a água fique empoçada no fundo do vaso, logo, cuidado com os excessos.

Fertilização
Por fim, o cacto-estrela não precisa de fertilização regular, mas se você deseja estimular o crescimento, pode adicionar fertilizante líquido para cactos à água de rega uma vez por mês durante a primavera e o verão. Ainda, é importante evitar fertilizar durante os meses de verão por causa do clima quente e seco, pois isso pode causar queimaduras nas folhas da planta.