Jardim vertical: saiba como fazer usando suculentas, gastando pouco e garanta o paisagismo do quintal

jardim vertical - suculentas
jardim vertical - suculentas

Santo André, quarta-feira-15 de fevereiro, por Helen Batista — Um jardim vertical é ideal para quem tem pouco espaço e é apaixonado por paisagismo. Existem diversas plantas que ficam bem nesse tipo de espaço, porém, as suculentas requerem poucos cuidados e são fáceis de cuidar.

O blog Almanaque foi atrás de mais informações para nossos leitores saberem como fazer um jardim vertical usando suculentas no paisagismo. Além disso, você não precisa gastar tanto dinheiro para realizar esse feito, afinal, esse tipo de jardim pode ser feito até mesmo com ripas e caixas de feira.

Veja em seguida: Aprenda a usar borra de café na jardinagem e mantenha suas plantinhas mais saudáveis

Como fazer um jardim vertical gastando pouco?

  1. Use materiais reciclados, como, por exemplo, caixas de frutas, sacos de areia ou caixas de papelão, para criar suportes para as plantas;
  2. Compre sementes ao invés de mudas já que são mais baratas do que mudas e você pode fazer muito mais plantas;
  3. Escolha plantas de baixo custo e de fácil cultivo, como, por exemplo, as suculentas;
  4. Em vez de usar solo, use substrato de qualidade, ele é mais leve e mais fácil de manusear;
  5. Instale a estrutura do jardim vertical em uma parede bem ensolarada, use até mesmo ripas de caixas de feira;
  6. Corte garrafas de plástico para usar como vasos para as plantas, fixando-as na estrutura com fita adesiva;
  7. Use adubo orgânico ou adubo verde caseiro para alimentar as plantas.

Com essas dicas, você pode criar um jardim vertical atrativo e saudável, sem gastar muito dinheiro. Em seguida, veja alguns exemplos de suculentas que ficam perfeitas em um jardim vertical.

Confira em seguida: Veja quais são as plantas que filtram o ar e deixe o ambiente longe dos poluentes

Quais suculentas podem ser colocadas?

jardim vertical com suculentas - paisagismo
jardim vertical com suculentas – paisagismo
  • Echeveria
  • Crassula
  • Sedum
  • Haworthia
  • Aloe Vera
  • Sempervivum
  • Entre outras.

Com essas dicas que o blog Tecno Notícias Agro, além de fazer um lindo jardim vertical com suculentas, você vai gastar pouco. Além disso, também é possível usar ervas e legumes ao invés das suculentas. Gostou do nosso artigo? Visite nosso portal e leia outros!

Quais outras plantas posso colocar no jardim vertical?

Existem muitas opções de flores que podem ser utilizadas em um jardim vertical, dependendo das condições climáticas e de iluminação do local. Veja em seguida:

  • Begônia é uma planta ornamental que apresenta flores em diversas cores e formas, sendo uma excelente opção para jardins e vasos. Possui folhas assimétricas e variegadas, e é fácil de cuidar.
  • As Orquídeas são plantas tropicais que possuem grande variedade de espécies e híbridos, com flores de diferentes tamanhos, formas e cores. São consideradas plantas nobres e podem ser cultivadas tanto em vasos quanto em jardins verticais.
  • Lírio da paz é uma planta que se adapta bem a ambientes internos, principalmente por não precisar de muita luz. Possui flores brancas que contrastam com as folhas verdes e brilhantes.
  • Antúrio é uma planta que apresenta flores exóticas, de cores intensas como vermelho, rosa e branco, além de folhas com formato de coração. É uma planta que aprecia ambientes úmidos e iluminação indireta.
  • A Violeta é uma planta de porte pequeno que apresenta flores simples ou dobradas, de cores variadas, como azul, rosa e roxo.

Enfim, quem assiste o BBB já deve ter reparado nos jardins verticais apresentados na atração, conforme publicação no Gshow de Jardins Preservados no dia 31 de janeiro de 2023. São lindos demais!

g1
g1

Veja em seguida: Flor-de-maio: aprenda tudo sobre o cacto mais encantador que existe no Brasil

Helen Batista, Jornalista do Site Entretenimento "Tecno Notícias", formada em Letras e amante de notícias e conteúdo criativo. Adoro escrever sobre o mundo dos famosos que acompanho diariamente. Minha outra paixão são os cães, gatos e tudo sobre a defesa dos animais, além, é claro, de acompanhar dicas sobre receitas e saúde. Atualmente, moro em Santo André, Município de São Paulo e, também atuo como Professora na Rede Municipal de Ensino. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: whatsapp - 065981251588 ou e-mail: [email protected]