Aprenda a usar borra de café na jardinagem e mantenha suas plantinhas mais saudáveis

Borra de café (Foto: Reprodução Canva)
Borra de café (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 08 de fevereiro, por Leticia Shinzato Paes – Você sabia que a borra de café pode ser usada para a jardinagem? Inclusive, esse é um dos meios mais baratos para fertilizar todas as suas plantinhas do seu apartamento ou da sua casa. Fantástico, não é mesmo?

Vale destacar que, além de fertilizar as suas plantinhas, a borra de café também apresenta muitas outras vantagens e benefícios. De modo que ela pode ajudar, até mesmo, o planeta como um todo. Desse modo, se você quer conferir todas as informações sobre esse assunto e aprender como usar esse alimento na jardinagem, não deixe de continuar acompanhando essa matéria até o final.

Como usar a borra de café na jardinagem?

A borra de café, como dito anteriormente, serve como um fertilizante natural da sua plantinha. De modo que ela, conforme explicado pela redação da Abril, no dia 21 de julho de 2022, pode ser usada diretamente no solo. Para tal, basta pegar a borra em questão e adicionar, com auxílio de uma colher, diretamente no substrato desejado.

Reportagem sobre borra de café (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre borra de café (Foto: Reprodução Portal Abril)

Assim que você terminar que fazer essa adição, não deixe de fornecer à sua plantinha um pouco de água. Vale destacar que esse complemento aumentará a quantidade de matéria orgânica em seu solo e, também, aumentará a drenagem do mesmo. Sem contar, ainda, que a borra de café age atraindo minhocas e, claro, deixando a sua floração ainda mais impecável.

Diante de todas essas informações, não deixe de chegar, atentamente, quais são as exigências da sua plantinha, combinado? Afinal, algumas delas, preferem um solo menos drenado e, também, sem uma grande porcentagem de matéria orgânica. Ou seja, a borra neste caso não seria uma boa opção.

Demais usos da borra de café

Borra de café (Foto: Reprodução Canva)
Aprenda a usar borra de café na jardinagem e mantenha suas plantinhas mais saudáveis  (Foto: Reprodução Canva)

Além de usar o alimento como fertilizante, saiba que é possível usar a borra de café para muitos outros benefícios. Por exemplo, para cobrir o solo, evitar a propagação de lesmas e caracóis, e deixar os bichanos longe das suas plantinhas.

Sem contar, ainda, que a borra pode ser usada para as minhocas do substrato fazerem a vermicompostagem. Detalhe que deixará o seu solo ainda mais rico e cheio de nutrientes para as espécies.

Vantagens

Como dito anteriormente, usar essa borra na jardinagem possuei muitas vantagens. Por exemplo, esse alimento, que já foi usado para fazer a sua bebida, possui um preço muito mais econômico do que os demais fertilizantes industrializados.

Além disso, usando a borra em sua plantinha, você não precisará descará-la no lixo. Detalhe que ajuda, um pouco mais, a salvar o mundo. Desse modo, essa dica aqui do Tecno Notícias, é uma das mais especiais.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].