São José dos Campos-SP, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – O filodentro é uma planta que, pelo nome, poucas pessoas conhecem. No entanto, ela não é tão estranha assim e muitos a utilizam em casa para compor o paisagismo.
Inclusive, o filodentro tem o mesmo estilo da jiboia e até mesmo da samambaia, pois, também muitas vezes ficam penduradas em vasos. De todo o modo, o filodentro, assim como demais plantas e flores em casa, ajudam bastante na composição do paisagismo e da decoração.
Como cuidar bem de filodentro?
Primeiramente, quando se fala em filodentro, já precisa pensar que se trata de uma planta tropical, que precisa de meia sombra para sobreviver. Portanto, ela pode ser uma boa opção para o paisagismo interno da casa.
No entanto, precisa de ao menos um contato com a luz solar, ficando mais perto da janela. Inclusive, é uma planta que combina muito com a sala de estar e, neste caso, pode ser tanto em vasos na mesa quanto penduradas no alto.
Aliás, se tiver varanda em casa, é o melhor lugar para colocar a filodentro. Mas também sempre precisamos tomar cuidado para não deixar tanto tempo no sol.
Pode cultivar filodentro na água?
Agora o que também se pode fazer é cultivar a filodentro na água. Neste caso, pode-se colocar em um vaso com bastante água, já que elas são muito tolerantes.
Desta maneira, essa planta se torna uma ótima opção para a mesa da sala de jantar ou para o aparador. Com isso, vai melhorar e valorizar ainda mais a decoração e o paisagismo de sua residência.
Isso sem contar que o filodentro tem uma importante função de ajudar a purificar o ar ambiente. Portanto, se está pensando em adotar essa planta para melhorar o paisagismo de sua casa, é uma boa opção.
O que fazer quando as folhas das plantas ficam amarelas?
Mas, se perceber que o filodentro está com algumas folhas amareladas, o ideal é arrancar. Além disso, vale trocar de vaso, garantindo assim que ficará em um ambiente totalmente novo e revigorado.
Por fim, uma reportagem do portal de notícias Uol, do dia 24 de novembro de 2020, assinada pelo jornalista Gustavo Frank, chama a atenção sobre os cuidados com a planta. Inclusive, por ser mais tóxicas para os animas de estimação.
Então, o blogue TecnoNotícias, o seu preferido da internet, lembra: se tiver um pet, não deixe filodentro no chão, apenas pendurados no alto, para evitar acidentes e para não criar problemas aos seus animais de estimação.