Estrelícia: transforme o seu jardim em um oásis de cores com a espécie exótica

Estrelícia (reprodução Canva Pro)
Estrelícia (reprodução Canva Pro)

Salvador, 28 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato. Pensando em incluir uma planta exótica em seu jardim? A estrelícia é uma ótima opção para o canteiro. Conhecida também por ave-do-paraíso, a estrelícia é nomeada cientificamente por strelitzia reginae, pertencendo à família botânica da Strelitiziaceae. Com origem na África do Sul, a inflorescência da estrelícia se forma durante o ano todo, dispondo de uma bráctea grande. Dela surgem flores de coloração laranja e estruturas chamadas estigmas, de cor azul, que se apresentam em forma de flecha. 

Assim, por serem muito duráveis, as inflorescências são amplamente difundidas como flores-de-corte, embora também funcionem bem como formação de bordaduras em jardins. Deste modo, reunimos para você em nosso artigo todos os cuidados essenciais para manter a flor exótica, de beleza exuberante em seu canteiro. 

Temperatura ideal e iluminação 

Para que sua estrelícia possa se desenvolver bem em seu jardim, é preciso, portanto, que a temperatura da região esteja adequada. Logo, essa especie cresce bem em temperaturas que variam dos 10 aos 20ºC ou seja, uma temperatura mais  amena. Ademais, ao escolher o local em seu jardim, observe se é ensolarado. Assim, a estrelícia precisa receber iluminação solar plena por pelo menos cinco horas durante o dia, embora, possa viver em sombra parcial. Mas a floração da planta ocorre apenas na presença do contato direto. 

Estrelícia (reprodução Canva Pro)
Estrelícia (reprodução Canva Pro)

Plantando a estrelícia no jardim 

Primeiramente, é preciso preparar o solo do seu jardim para receber a estrelícia. Logo, remova os pedriscos e torrões, descompactando o solo. Assim, para que o sistema radicular d planta se desenvolva bem, de acordo com o site Wiki How, o canteiro precisa ter cerca de 30 cm de profundidade. Em seguida, acrescente 10 cm de um composto orgânico, como húmus de minhoca, por exemplo que, além de nutrir, também melhora a drenagem. Acrescente a muda da planta ou as sementes, mantenha um espaço de 1,8 m entre cada planta e finalize com a regadura. 

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Cuidados básicos: Irrigação e adubação

Para que a estrelícia possa ter um desenvolvimento saudável e esperado, é preciso manter uma rotina básica de cuidados.  Assim, mantenha solo úmido, porém, evitando o empoçamento do solo. Deste modo, regue a planta duas vezes na semana, ou o tempo suficiente para que a terra seque o suficiente antes de outra rega. Já, nos meses que abrangem o inverno, a frequência de rega deve ser diminuída.

Estrelícia (reprodução Canva Pro)
Estrelícia (reprodução Canva Pro)

Ademais, para potencializar a floração, aposte em fertilizantes ricos em fósforo, como o NPK na formulação 4,14,8, aplicando no início da primavera e final do verão. Mas, caso prefira os orgânicos, a farinha de ossos também é rica nesse micronutriente, então você pode substituir. 

Estrelícia (reprodução Canva Pro)
Estrelícia (reprodução Canva Pro)

Propagação 

A forma mais simples de propagar, ou seja, criar mudas da estrelícia é por meio da divisão de touceiras. Logo, o Tecno Notícias indica dividi-las em duas ou três, após elas atingirem a sua maturidade. Assim, basta separá-las no local onde ela se divide naturalmente, observando os brotos menores surgindo do caule principal. Logo, você deve seguir até achar a raiz e ir soltando-a até a planta ser separada em duas ou três partes. Para fortalecê-las, aplique um hormônio enraizador e plante-as em vasos bem preparados. 

 

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.