Chuchu na horta: é mais fácil do que se imagina cultivar esse vegetal em casa

Chuchu (reprodução Canva Pro)
Chuchu (reprodução Canva Pro)

Salvador, 24 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Sabia que plantar chuchu na horta pode ser mais fácil do que se imagina? Conhecido cientificamente por sechium edule, o chuchu é uma trepadeira herbácea, pertencente à família das cucurbitáceas, semelhante à do pepino e melancia; O seu fruto possui casca verde irregular e espinhenta, que se forma na base do caule, com suas folhas dispondo de um formato de coração.

Portanto, é hora de conferir como conduzir o plantio do chuchu na horta doméstica de forma simples e eficiente. Ademais, continue acompanhando o nosso artigo e confira os principais cuidados desde o clima e iluminação ideal no cultivo do legume até a colheita.

Qual o ambiente ideal para o chuchuzeiro?

Para que a trepadeira possa ter um crescimento efetivo e pleno, é preciso que o ambiente possua um clima quente e úmido. Assim, com faixas de temperatura variando dos 18 aos 27ºC, podendo, ainda suportar até os 13ºC. Mas, valores mas baixos não são favoráveis para a germinação e desenvolvimento do chuchu, um vez que a espécie possui baixa tolerância ao frio e geadas. Ademais, o plantio deve estar em locais ensolarados dispondo de uma iluminação plena e direta.

Chuchu (reprodução Canva Pro)
Chuchu (reprodução Canva Pro)

Preparo do solo

O chuchuzeiro deve ser cultivado em um solo com uma boa drenagem, que seja fértil, rico em conteúdo orgânico, e um pH entre 5,5e 6,8. Assim, prepare a área de plantio, eliminando pedriscos e torrões e deixando o solo descompactado. Após, incorpore algum conteúdo orgânico de sua preferência ao solo, como o húmus de minhoca ou esterco bovino curtido, deixando-o mais nutrido.

Plantio do chuchu

Mas, por que é tão fácil plantar um chuchuzeiro em casa? Conforme o site Casa Vogue, em 13 de maio de 2021, o próprio chuchu é a muda da espécie. Assim, o primeiro passo para realizar o cultivo dessa hortaliça é ter um chuchu maduro em casa em um local escuro e aguardar o surgimento dos brotos, que surgem entre duas semanas.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Após o surgimento dos primeiro brotos, você precisará apenas enterrar uma parte do chuchu no canteiro. Nesse sentido, enterre parcialmente o fruto, deixando uma parte do broto para fora do solo, uma vez que deixar o chuchu totalmente enterrado pode levar ao apodrecimento do broto. Ademais, caso opte por cultivar mais de um chuchu, o espaçamento entre plantas deve ser de 5 a 7 m, embora alguns horticultores faça apenas de 3 m.

Como irrigar o chuchuzeiro?

Para que a espécie possa ter um crescimento saudável e satisfatório, é preciso ter atenção quanto ao processo de irrigação. Nesse aspecto, os chuchus são sensíveis tanto à falta quanto ao excesso de água, logo, os dois extremos podem prejudicar o plantio. O segredo, portanto, é deixar o solo úmido, porém sem encharques, verificando o aspecto do solo antes de cada rega.

Tratos culturais

Por ser uma trepadeira herbácea, o chuchuzeiro pode chegar a até 15 m de comprimento, cobrindo árvores e muros. Logo, é preciso colocar um suporte, para evitar o tombamento da planta. Ademais, faça a capina das plantas invasores que podem competir com recursos e nutrientes com o seu pé de chuchu.

Chuchu (reprodução Canva Pro)
Chuchu (reprodução Canva Pro)

Colheita do chuchu

A colheita do chuchu geralmente ocorre entre um período de 90 a 120 dias após o plantio, variando conforme as condições climáticas e de cultivo. Assim, o Tecno Notícias recomenda a colheita dos frutos duas semanas após a abertura das flores.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.