São Paulo, 27 de janeiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Se você, assim como nós, se preocupa com o meio ambiente e possui uma grande consciência ambiental, é mais do que necessário voltar esse olhar para o espaço verde dentro da sua casa. Afinal, hoje, existem infinitas possibilidades para tornar o local um jardim sustentável.
Dentro desse contexto e da importância das práticas sustentáveis, nós trouxemos algumas dessas dicas sobre o jardim sustentável. Com toda a certeza, esses conselhos deixarão o lugar ainda mais charmoso e, também, ajudarão o meio ambiente como um todo.
Se você quer conferir de uma vez por todas essas dicas, basta continuar acompanhando essa postagem até o final. Sem dúvidas, você vai se surpreender com a facilidade dessa prática sustentável.
Como tornar o seu jardim sustentável?
Se você deseja tornar o seu jardim um espaço sustentável, saiba que isso é totalmente possível. Desde já, informamos que algumas mudanças serão necessárias. Contudo, garantimos que os resultados dessas ações valerão muito a pena. Nos próximos tópicos você poderá conferir dicas para deixar o espaço verde da sua casa ainda mais significativo e com um propósito maior.
Reaproveite a água!
A nossa primeira dica, aqui do Tecno Notícias, está ligada à água. Não deixe de reaproveitar a água da chuva, por exemplo, para regar todas as plantinhas que você possui em seu quintal.
Essa ação é considerada uma das mais sustentáveis que existem, e também é muito simples de ser colocada em prática. Para isso, em algum dia de chuva, não deixe de colocar baldes para reservar a água. Se você deseja investir dinheiro em seu jardim sustentável, saiba que, hoje, existem até mesmo projetos a serem aplicados em casa para reaproveitar esse recurso.
Elimine o plástico
O plástico, com toda a certeza, é um grande inimigo do planeta. Atualmente, existem toneladas desse material espalhados nas praias, oceanos, no chão e em todos os lugares que você possa imaginar. Diante da sua decomposição demorada, esse problema ainda promete ficar na Terra por muitos e muitos anos.
Desse modo, sempre que possível, evite o uso do plástico em seu jardim. Opte por vasos de outros materiais e, também, nada de incentivar floriculturas que ainda fazem uso do plástico em suas vendas, combinado?
Dê valor aos comércios locais
Conforme compartilhado pela redação da Abril no dia 26 de novembro, dar valor aos comércios locais é uma ação sustentável que pode ser colocada em prática facilmente no seu dia a dia.
A importância desse incentivo está ligado ao fato de que esses comércios pequenos não fazem uso exagerado de fontes de energias e de recursos. Desse modo, aposte em lojas de plantio e cultivo do seu bairro, o que, consequentemente potencializa o seu jardim sustentável.