Couve-flor na horta; um passo a passo simplificado de cultivo da hortaliça

Couve-flor (reprodução Canva Pro)
Couve-flor (reprodução Canva Pro)

Salvador, 26 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já pensou em expandir a sua horta doméstica? O plantio da couve-flor pode agregar, trazendo uma diversidade para o canteiro de hortaliças. Nomeada cientificamente por brassica oleraceae, ela é da família das brassicáceas, assim como o repolho, brócolis, romanesco, etc.

A espécie possui sua origem no mediterrâneo oriental, dispondo de folhas grandes e alongadas, que aninham a cabeça da couve-flor. Essa, por sua vez, é a  inflorescência da planta, que pode se apresentar em diversas colorações, desde o branco até mesmo roxo. Portanto, diversifique o seu canteiro aprendendo todas as dicas de cultivo da couve-flor.

Qual o clima para o plantio da couve-flor?

Para que o cultivo da couve-flor ocorra como o esperado, é preciso que o clima seja correspondente. Assim, a espécie possui preferência por uma clima mas frio, embora, haja cultivares tanto para a primavera quanto para o verão.

Dessa forma, a temperatura ideal para conduzir o cultivo da hortaliça está entre os 15 e 20ºC. Logo, caso você more em regiões mais quentes, a dica é efetuar o plantio nos meses que abrangem o outono e o inverno, criando um ambiente mais ameno.

Couve-flor (reprodução Canva Pro)
Couve-flor (reprodução Canva Pro)

Iluminação e irrigação

A espécie precisa estar em um local ensolarado, assim, escolha um local em sua horta onde haja pelo menos 6 horas de iluminação diária. Assim, certifique-se de que o local não tenha sombra de árvores ou de outras plantas, até mesmo das gramíneas.

Quanto à irrigação, deixe o solo sempre úmido, uma vez que a espécie necessita de alta umidade para o seu crescimento pleno e saudável. Mas, atenção para não gerar o empoçamento do solo.

Preparo do solo

Ademais, o solo do canteiro deve estar adequado. Deste modo, certifique-se de que ele possua uma boa drenagem e pH entre 6 e 7, evitando solos mais ácidos. Nesse aspecto, solos mais ácidos aumentam a chance de aparecimento de doenças como a chamada hérnia das crucíferas.

Ademais, o solo precisa possuir um alto teor de retenção de umidade. Assim, é indispensável a presença de conteúdo orgânico, que ajuda aumentar a capacidade de retenção do solo.

Ainda, conforme o site Wiki How, o solo para o cultivo da couve-flor também deve conter um alto teor de nitrogênio e potássio (essenciais para o desenvolvimento das estruturas folhosas e da inflorescência da couve-flor).

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

E não para por aí! A hortaliça também é exigente quanto à presença de boro. Nesse sentido, a falta de boro no solo pode levar à formação de caules ocos, cabeças mal desenvolvidas e pouco compactas, além de manchas marrons na planta.

Plantio

O processo de semeadura da couve-flor normalmente ocorre em sementeiras, pois a planta é um tanto quanto sensível.  Assim, quando as pequenas mudas adquirirem entre 4 a 6 folhas, elas podem ser transplantadas para o seu local definitivo de plantio.

Mas, caso opte por conduzir o plantio das sementes diretamente no canteiro,o Tecno Notícias recomenda que você as acomode a uma profundidade de 1 cm, finalizando com a rega abundante. Assim, a distância entre as linhas deve ser entre 60 a 90 cm, de modo que a planta possa se desenvolver livremente.

Trato cultural: branqueamento

Um dos tratos culturais mais importantes no cultivo da couve-flor é o branqueamento. Esse procedimento consiste em juntar as folhas da planta, unindo-as para cobrir a cabeça da couve-flor durante o seu crescimento, prendendo-as com um elástico. Isso porque, a exposição solar pode tornar as cabeças amareladas.

Couve-flor (reprodução Canva Pro)
Couve-flor (reprodução Canva Pro)

Colheita da couve-flor

Por fim, a colheita da couve-flor varia conforme a espécie utilizada, além das condições de cultivo. Mas, o período médio encontra-se entre 60 e 280 dias após o processo de semeadura.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.