Ciclame no jardim: como plantar no canteiro a florífera que aprecia o frio

Ciclame (reprodução Canva Pro)
Ciclame (reprodução Canva Pro)

Salvador, 27 de janeiro de 2023, por Ráily Fortunato – Você mora em regiões frias, mas deseja ter um lindo canteiro de flores? A ciclame pode ser ideal para compor o seu jardim.

A cyclamen persicum, como é nomeada cientificamente, é uma flor bulbosa, que pertence à família botânica das primuláceas, com origem mediterrânea. Bastante comercializada, a ciclame dispõe de folhagens ornamentais, de coloração verde-escura com manchas mais claras. As flores, por sua vez, possuem pétalas invertidas, que passeiam por uma ampla cartela de cores. 

Portanto, você pode possuir a espécie em seu jardim, criando um projeto paisagístico com essa bulbosa. Assim, além de decorar o espaço, você também não vai se preocupar em perdê-las facilitante em sua região, uma vez que as ciclames são espécies com boa adaptação em climas mais frios. 

Temperatura 

Diferentemente da grande maioria das flores, a ciclame e possui uma boa adaptabilidade em climas frios. Assim, para quem mora no Sul do país, essa planta é ideal para compor o canteiro, uma vez que demanda temperaturas que variam dos 4 aos 15 ºC.

Nesse sentido, por ser intolerante ao calor, a ciclame não crescerá caso a temperatura esteja acima dos 18ºC. Assim, não são boas opções para quem mora em locais mais quentes, embora possa-se arriscar a realizar o seu cultivo nos meses que abrangem o inverno 

Ciclame (reprodução Canva Pro)
Ciclame (reprodução Canva Pro)

Iluminação 

Ademais, a ciclame também é uma florífera sensível à iluminação solar. Embora,  apreciem a luz do sol, é preciso que o contato seja indireto, evitando o raio solar pleno sob suas estruturas, pois não apreciam o calor. Assim, para o plantio conduzido no jardim, elas devem ser cultivadas abaixo de árvores ou de outras plantas que possam fornecer sombra. 

Como plantar a ciclame no jardim? 

O primeiro passo para plantar o ciclame no jardim é preparar o ambiente. Desta maneira, por nascerem abaixo de árvores, em canteiros mais rochosos, a ciclame precisa de um solo mais arenoso e com pH entre 6 e 7. 

Logo, caso haja necessidade, incorpore a areia lavada ao solo do local, além de composto orgânico como húmus de minhoca. Além de nutrir, o conteúdo orgânico também ajuda a aumentar a drenagem do solo, uma vez que a florífera pode morrer em solos com baixa drenagem. 

Ciclame (reprodução Canva Pro)
Ciclame (reprodução Canva Pro)

Assim, conforme o site Wiki How, a ciclame deve ser plantada a 5 cm de profundidade, com distância de 15 cm entre cada planta. Mas, atenção, uma parte do corpo da planta deve ficar acima do chão ao ser acomodado na cova. Por fim, finalize com a rega abundante da planta. 

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

E como plantar através das sementes? 

Para quem deseja realizar o plantio por sementes, é preciso, primeiramente, cultivar a semente em vasos, uma vez que não é recomendado efetuar a semeadura diretamente no solo do canteiro. Assim, para facilitar a germinação, o Tecno Notícias recomenda deixar as sementes de molho entre 12 a 24 horas em agua morna.

Após, escolha um vaso com furos na base e monte a camada drenante com argila expandida. Por fim, adicione um composto arenoso e plante as sementes a 1 cm de profundidade. Entre 30 a 60 dia os brotos da ciclame irão surgir, assim, poderão se transplantados para o jardim. 

Ciclame (reprodução Canva Pro)
Ciclame (reprodução Canva Pro)

Irrigação 

A irrigação para a ciclame precisa ser regular, deixando o solo úmido, porém em encharque. Especificamente, a planta precisa de bastante água durante o outono até a primavera, ou seja, período de floração. Em contrapartida, ao entrarem em dormência no verão, a rega deve ser completamente suspensa; As folhas irão amarelar, mas ,não, a planta não estará morta, basta apenas esperá-la completar o seu ciclo.  

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.