rSão Paulo, 27 de janeiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A hortelã é uma das plantinhas mais conhecidas pelos brasileiros. O motivo? Além de ser uma espécie muito bonita, ela também pode trazer muitos benefícios para o ser humano e, também, é altamente utilizada em pratos culinários.
Dentro desse contexto, resolvemos mostrar para você como cultivar a hortelã em sua casa. Assim, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e perfumado, você também poderá usufruir de todos os benefícios dessa plantinha única e muito especial.
Para ficar por dentro de todos esses detalhes e aprender de uma vez por todas a cultivar essa planta, basta continuar acompanhando a matéria aqui conosco. Desde já, garantimos que você não vai se arrepender desse aprendizado!
Por que a hortelã é uma planta especial?

Como dito anteriormente, a hortelã é uma plantinha muito especial. Ela é cientificamente conhecida como mentha spicata e, também, pertence à família lamiaceae. Facilmente cultivada, essa espécie é muito encontrada na casa dos brasileiros e nos estabelecimentos comerciais.
Benefícios de consumo
Você deve estar se perguntando o motivo desse sucesso, não é mesmo? Nós, aqui do Tecno Notícias, revelamos que essa plantinha possui benefícios únicos para os seres humanos. Isso devido ao fato de que a hortelã possui propriedades calmantes e sedativas.
Além disso, conforme informado pela redação da Abril no dia 21 de dezembro, essa plantinha também pode melhorar os problemas digestivos. Ou seja, age contra a má digestão e os vômitos. Sem contar, ainda, que alivia as náuseas e o inchaço abdominal. Vale destacar que esses benefícios podem ser usufruídos por meio de sucos e, até mesmo, infusões. Por fim, algumas pessoas ainda usam a hortelã nos pratos culinários.

Agora, você deve estar com mais vontade de cultivar essa plantinha em sua casa, concorda? Então, confira agora mesmo detalhes sobre o plantio e cultivo da hortelã no próximo tópico.
Plantio e cultivo da hortelã

O plantio da hortelã pode se realizado de maneira simples, fácil e em qualquer época do ano. Portanto, para isso, não deixe de usar as sementes e, claro, a argila expandida, areia e substrato. Nesse primeiro momento, não deixe de regar a plantinha todos os dias.
Assim que a plantinha estiver crescendo, exponha a hortelã ao sol por algumas horas. Esse contado com a luz solar permitirá com que ela cresce saudável e tenha uma vida longa. Além disso, é importante ter em mente que a rega diária já não será necessária. Sendo assim, regue a plantinha cerca de uma vez a cada 7 dias, ou quando você perceber que o solo está completamente seco.