Salvador, 24 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Pertencente à família oxalidácea, a carambola é uma frutífera nomeada cientificamente por averrhoa carambola. A árvore possui sua origem asiática, que gera um fruto tropical de aparência e sabor inusitado.
Ao ser cortado transversalmente, o seu fruto se assemelha a um formato de estrela. Além de dispor de uma casca brilhante de tonalidade esverdeada que se torna amarelo ao amadurecer.
Portanto, de modo a possuir a árvore frutífera em casa, aprenda o passo a passo para conduzir o plantio da carambola em vasos. Assim, continue nos acompanhando e confira o clima adequado para o cultivo da carambola, preparo do substrato, como conduzir o plantio em vasos, etc.
Clima ideal para a árvore frutífera
O clima é um dos pontos-chave para garantir um sucesso no plantio da carambola em casa, portanto, a região é importante. A caramboleira é uma árvore que aprecia a bastante climas úmidos, com umidade superior a 80% e chuvas abundantes.
Ademais, por ser uma fruta tropical, a temperatura também deve ser alta, com a média de 25ºC. Ou seja, caso more e regiões muito frias e secas, pode ser que não haja sucesso no cultivo dessa frutífera.
Preparo do vaso
Conforme Gladys Magalhães, em 21 de janeiro de 2022, em colaboração com o Casa e Jardim, a carambola é uma frutífera de pequeno a médio porte. Portanto, pode, sim, ser cultivada em vasos, desde que esses possuam pelo menos 50×50 cm, essenciais para o desenvolvimento do sistema radicular da planta.
Ainda, certifique-se de que o recipiente dispõe de furos na base para proporcionar a drenagem da água. Posteriormente, forre todo o fundo do vaso com cacos de telha ou argila expandida e finalize cobrindo com uma manta bidim.
Preparo do substrato
A carambola necessita de um substrato com textura equilibrada e boa drenagem. Assim, o Tecno Notícias recomenda um mix contendo uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e duas de esterco bovino curtido.
Plantar carambola em vasos
Após preparar devidamente o vaso e o substrato, é hora de realizar o plantio. O plantio por sementes não é recomendado devido à lentidão para o desenvolvimento da frutífera. Assim, o mais indicado é adquirir mudas enxertadas da carambola em casas de jardinagem. Após adquirir as mudas enxertadas saudáveis, retire o saco plástico, preservando o torrão e acomode-a centralizada ao vaso, finalizando cm uma rega abundante.
Cuidados
Após o plantio da carambola em vasos, é preciso manter uma rotina de cuidados ao longo do tempo para uma produção de sucesso dos frutos. Assim, a planta precisa de sol pleno para o seu desenvolvimento, portanto, mantenha o vaso de plantas posicionado e um local em que haja luz solar constante, como no quintal ou no jardim. Ademais, a rega deve ser constante, cerca de 3 vezes na semana, para deixar o solo úmido, porém sem encharques.
Para potencializar o crescimento da sua árvore frutífera, além de garantir uma boa floração e frutificação, é preciso ter atenção quanto a adubação. Logo, conduza uma adubação orgânica e química de duas a quatro vezes ao ano.
Colheita da carambola
A colheita dos frutos do pé de carambola varia conforme as condições de cultivo, sobretudo, climáticas. Em locais com o clima adequado, a frutífera começa a dar os seus primeiros frutos a partir do terceiro ano de cultivo.