Salvador, 26 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar na capuchinha? Conhecida também por agrião-do-México, a espécie é pertencente à família botânica das tropeoláceas, com sua origem firmada na América do Sul.
A espécie possui um caráter ornamental por dispor de folhas arredondadas e opacas, com flores de coloração amarela, laranja ou vermelha. Ainda, a planta é considerada medicinal e também faz parte das Plantas Alimentícias Não convencionais (PANC).
Portanto, de modo a possuir a espécie multifuncional em casa, confira todas as dicas de cultivo da capuchinha. Logo, continue conosco e confira o ambiente ideal para o plantio, preparo do solo, irrigação e floração.
Ambiente ideal
Extremamente resistente, a capuchinha possui uma boa resistência aos diversos tipos de clima, entretanto, elas não toleram temperaturas muito baixas. Mas, para a germinação das sementes, a plantinha necessita de um ambiente escuro para dar início ao cultivo das sementes.
Logo, seja em vasos ou sementeiras, as sementes não devem estar expostas ao sol. Entretanto, após o período de germinação, a espécie deve ficar sob iluminação solar plena durante algumas horas por dia. Apesar de tolerarem meia-sombra, é preciso que o ambiente de escolha seja de alta luminosidade.
Preparo do solo
Quanto à textura do solo, sejam esses mais argilosos ou arenosos, a capuchinha possui uma boa adaptabilidade. Mas, a planta exige um solo com alto perfil de drenagem, boa profundidade e que possua componente orgânico.
Assim, caso opte por cultivar a capuchina em vasos, escolha um com furos na base e que disponha da camada drenante, efetuada com argila expandida, finalizando com a adição da manta bidim. Ainda, para o substrato, o Tecno Notícias recomenda uma mistura contendo duas partes de terra vegetal, uma parte de húmus de minhoca e uma parte de areia lavada.
Plantio por sementes
O plantio das sementes pode ser conduzida diretamente no local definitivo ou em sementeiras. Conforme João Mathias, em 07 de março de 2017, em colaboração com a revista Globo Rural, as sementes devem ser acomodadas a 1 cm de profundidade.
Quanto à quantidade, também recomenda-se semear cerca de 3 a 4 sementes em cada cova, com espaçamento de 2 a 3 centímetro entre cada planta. A germinação da capuchinha ocorre entre 10 a 21 dias, lembrando que o ambiente deve ser escuro, como já mencionado anteriormente. Assim, caso tenha optado por cultivá-las em sementeiras, o transplante para o local definitivo é feito quando as mudas adquirem de 4 a 6 folhas.
Irrigação
A irrigação das sementes deve ser feita sempre com auxílio de um borrifador, de modo a evitar o encharque do solo, borrifando água sempre que o substrato estiver seco. Mas, à medida que for se desenvolvendo e ganhando mais resistência, a rega pode voltar a ser convencional, deixando o solo sempre umedecido.
Floração da capuchinha
O ciclo completo da planta ocorre entre 90 a 110 dias, variando conforme as condições de cultivo e clima da região. Embora possa ser cultivada durante todo o ano, a floração da capuchinha ocorre com melhor eficiência nos meses mais quentes, como durante a primavera e o verão.