Calanchoe-fantasma: um guia de cultivo da virtuosa suculenta

Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)
Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)

Salvador, 29 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato –  A kalanchoe fedtschenkoi é uma planta suculenta perene pertencente à família Crassulaceae. A espécie  é originária da África e é conhecida por suas folhas verdes grandes e carnudas, e por suas flores vermelhas ou laranja que florescem no inverno ou primavera. Portanto, a calanchoe-fantasma é uma planta ornamental de fácil cuidado e que pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos.

Continue acompanhando nosso artigo e confira as principais dicas de cuidado, de forma a incluir a suculenta em seu projeto paisagístico. Continue conosco e confira o clima e temperatura ideais, como preprar o vaso e o susbtrato, dentre os demais cuidados com a linda suculenta.

Calanchoe-fantasma: clima e temperatura ideais

A calanchoe-fantasma é originária de regiões montanhosas da África e Madagascar, e, portanto, é resistente a climas quentes e secos. Assim, essa formosa planta prefere temperaturas entre 15 e 25 ºC e não devendo ser exposta a temperaturas abaixo de 5ºC. É importante evitar correntes de ar e locais com umidade excessiva.

Preparação do vaso

Para que haja sucesso no plantio, é preciso preparar adequadamente o vaso para recebr a calanchoe-fantasma. Assim, escolha um vaso com furos de drenagem e coloque uma camada de argila expandida ou pedras no fundo do vaso para garantir a drenagem adequada. Após, finalize cobrindo a camada drenante com um pedaço de manta bidim, que, além de evitar a passagem de pedriscos, ajuda a otimizar o escoamento da água.

Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)
Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)

Preparo do substrato

Para que a espécie possa se desenvolver como o esparado, é preciso ter um susbtrato apropriado para suculentas.Nesse aspecto, conforme Vanesssa D’amaro, em 19 de feveiro de 2020, em colaboração com o Casa Vogue, o sustrato para qualquer suculenta deve conter areia misturada com terra para mudas.

Assim, para a calanchoe-fantasma, faça um mix de terra vegetal, areia e cinza de madeira. Isso garantirá uma boa drenagem e uma boa retenção de umidade.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Iluminação

E não para por ai! A calanchoe-fantasma prefere locais com muita luz, mas não deve ser exposta ao sol direto. Desta maneira, o ideal é colocá-la em um local com luz indireta, mas com boa iluminação. Caso seja cultivada em ambientes internos, é importante garantir que a planta receba luz suficiente, deixando o vaso posiconado proximo às janelas ou em sacadas.

Fertilização

A calanchoe-fantasma não precisa de muita fertilização. Durante o período de crescimento, é recomendável adicionar fertilizante orgânico ou químico, mas sem exageros.

Assim, você pode aplicar tanto os orgânicos quanto os fertilizantes químicos. No caso dos orgânicos, aposte no húmus de minhoca, esterco bovino curtido, ou farinha de ossos. Em contrapartida, os químicos podem ser líquidos, à base de NPK 10-10-10.

Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)
Calanchoe-fantasma (reprodução Canva Pro)

Propagação da calanchoe-fantasma

Por fim, a  calanchoe-fantasma pode ser propagada por estacas. Para isso, é necessário cortar uma estaca da planta e colocá-la em um vaso com substrato úmido. Logo, o Tecno Notícias recomenda cobrir  o vaso com plástico para manter a umidade e deixá-lo em um local com boa iluminação. Em algumas semanas, as raízes devem ter se desenvolvido e a estaca estará pronta para ser transplantada.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.