Salvador, 26 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Nomeado cientificamente por asparagus officinalis, o aspargo é uma folhagem pertencente à família botânica das asparagáceas, nativo do leste do Mediterrâneo e Ásia menor. Apreciado na culinária, o aspargo é uma planta perene, que dispõe de um sabor delicado e único.
Assim, de modo a diversificar os vegetais da sua horta doméstica, confira todo o passo a passo para cultivar o aspargo em casa. Ademais, continue conosco e confira desde o clima ideal, até a colheita dese vegetal.
Clima ideal
Embora os aspargos tenham sua origem em regiões com o clima mais ameno, o vegetal possui uma boa capacidade de adaptação. Assim, possui uma faixa de resistência que varia dos 15 aos 37ºC, ou seja, pode ser cultivado sem problemas em qualquer região do país. Mas, para que a planta possua uma boa produção, é ideal que a faixa esteja entre os 16 aos 24 ºC, durante a fase de crescimento.

Solo
A planta possui um sistema radicular com raízes grossas, portanto, demanda um solo com textura mais leve e solta, ou seja, fique longe de solos compactos. Ademais, o solo também deve dispor um alto perfil de drenagem, moderadamente fértil, dispondo e conteúdo orgânico. Logo, caso conduza o cultivo em vasos, o Tecno Notícias recomenda um mix contendo uma parte de terra vegetal, uma parte de areia, uma parte de vermiculita e uma parte de húmus de minhoca.
Irrigação e luminosidade
Para que os aspargos possam se desenvolver de forma favorável, é preciso, portanto, sque sejam cultivados em locais ensolarados. Assim, escolha um local em que haja iluminação solar direta por algumas horas durante o dia.
Embora a espécie tolere sombra-parcial, é indispensável que o local disponha de uma alta luminosidade. Quanto à irrigação, o aspargo não foge à regra da maior partes dos vegetais: exige uma rega frequente, deixando solo úmido, porém, sem deixá-lo encharcado. Uma vez que a espécie é tanto sensível ao excesso quanto à falta de água.

Plantio dos aspargos
O plantio do aspargo é normalmente conduzido através do processo de semeadura. Assim, geralmente o processo ocorre durante a primavera, em pequenas covas com cerca de 2,5 cm de profundidade. Caso opte por cultivar mais de um aspargo, deixe um espaçamento de 7 cm entre cada planta.
Então, durante a próxima primavera ou no inverno (caso a região não seja fria), é preciso efetuar o replantio. Logo, retire os ramos secos e desenterre as plantas antes da rebrotação, para o local definitivo de plantio. Nesse local, enterre cada planta a 10 cm de profundidade e espaçamento de 40 cm entre cada planta.

Tratos culturais
Para evitar a competição de recursos e nutrientes com o aspargo, o site Wiki How recomenda a remoção as plantas invasoras do canteiro. Ademais, a espécie é extremamente sensível ao vento. Logo, para evitar que elas sejam danificadas, recomenda-se adicionar uma proteção como, por exemplo, um quebra-vento no local de cultivo.

Colheita
A colheita dos brotos ocorre durante a primavera, após o segundo ou terceiro ano de plantio. Esses brotos, por sua vez, devem ser retirados quando possuírem entre 12 a 18 cm de altura. Assim, para uma colheita eficaz, remova os talos com a faca a 2,5 cm de profundidade.