Aprenda tudo sobre as doenças das rosas e evita esses problemas

Doenças das rosas (Foto: Reprodução Canva Pro)
Doenças das rosas (Foto: Reprodução Canva Pro)

São Paulo, 05 de fevereiro de 2023, por Letícia Shinzato Paes – As rosas são uma das plantas mais apaixonantes que você poderá encontrar. Afinal, elas são flores encantadoras e muito delicadas. Contudo, infelizmente, elas também se tornam alvo das doenças das rosas.

As doenças das rosas são variadas. Porém, todas elas podem trazer grandes malefícios para as suas plantinhas. De modo que, se você não descobrir esses problemas nos primeiros dias, suas rosas estarão em perigo. Nós temos a certeza que você não vai querer isso, não é mesmo?

Quais são as doenças das rosas?

Como dito anteriormente, hoje, existem muitas doenças que podem acometer as suas rosas. Elas estão ligadas à falta de cuidado e manutenção, às pragas e, até mesmo, alguns fungos.

Abaixo, nós do Tecno Notícias, separamos alguma dessas doenças para explicarmos para você. Assim, será mais fácil você identificar esse perigo que pode levar as suas rosas à morte em poucos dias.

Doenças das rosas (Foto: Reprodução Canva Pro)
Doenças das rosas (Foto: Reprodução Canva Pro)

Cigarras

As cigarras das rosas são uma espécie de praga que podem, facilmente, se estabelecer em suas plantinhas. A parte desastrosa dessa infestação é que elas se alimentam das folhas. Ou seja, acabam destruindo o único meio que sua planta possui de realizar a fotossíntese. Além desse problema, as cigarras também fazem com que as folhas da sua rosa fiquem amareladas, deixando o aspecto da sua flor doente e sem vida.

Para combater essa praga, conforme apontado pela redação da Abril, no dia 20 de junho de 2022, será necessário incentivar os predadores dessa cigarra. Ou seja, fazer com que os pássaros se aproximem do seu jardim e, consequentemente, acabem com esse problema.

Caso essa opção falhe, você poderá usar um pesticida. Este produto por ser encontrado em lojas especializadas em plantio e cultivo de plantas, combinado?

Reportagem sobre doenças das rosas (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre doenças das rosas (Foto: Reprodução Portal Abril)

Larvas

Além das cigarras, outra praga que pode comprometer a saúde das rosas são as larvas. Afinal, essas, depositam os seus ovos sobre as folhas das rosas e fazem com que elas fiquem mais fracas. Além disso, deixam muitas cicatrizes, visto que assim que os ovos eclodem, novas larvas surgem e se alimentam das folhas.

A melhor maneira de você acabar com essa situação é removendo todas as folhas que estavam desgastadas. Se necessário, a remoção dos caules com aspecto de danificado também pode ser realizada. Em último caso, use um inseticida em forma de spray.

Oídio

Além disso, as rosas também podem sofrer de uma doença causada pelo fungo Podosphera pannosa. Essa debilidade recebe o nome de oídio e também pode levar a sua plantinha à morte.

Para evitar esse problema, garanta que sua roseira esteja recebendo luz solar e, também, a quantidade correta de água. Afinal, a alta umidade aumenta a possibilidade de aparição desse fungo prejudicial que é uma das doenças das rosas.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].