Aprenda a plantar tomates em vaso e se livre dos agrotóxicos

Tomate em vasos (Foto: Reprodução Canva)
Tomate em vasos (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 08 de fevereiro de 2023, por Letícia Shinzato Paes – Você sabia que é possível cultivar e plantar tomates em vaso? Essa atividade, além de proporcionar um fruto delicioso, também trará muitos benefícios para a sua vida.

Desde que os brasileiros descobriram essa incrível dica, muitos deles abandonaram as compras dessa fruta nas feiras. Afinal, plantar tomates em vaso os torna mais saudáveis e deliciosos.

Quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre esse cultivo? Então, não perca mais tempo e venha conferir essa matéria aqui conosco. Isso devido ao fato de que, aqui, você poderá aprender de uma vez por todas como cultivar o seu tomatinho.

Como plantar tomates em vaso?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que plantar tomates em vaso dentro da sua casa traz benefícios únicos. Por exemplo, esse fruto será livre de qualquer agrotóxico ou inseticidas, produtos amplamente usados nas fazendas para o combate de pragas e para fazer com que as plantas proporcionem mais frutos.

Além disso, é importante enfatizar que a presença de uma plantinha em sua casa trará outras vantagens únicas. A filtração de ar e o aumento da sensação de bem-estar são algumas delas.

Agora, sim, nós do Tecno Notícias, poderemos ir para a parte principal dessa matéria e ensinar você, de uma vez por todas, como plantar tomates em vaso.

Tomate em vasos (Foto: Reprodução Portal Abril)
Tomate em vasos (Foto: Reprodução Canva)

Cultivando tomates a partir de sementes

Conforme compartilhado pela redação da Abril, no dia 24 de julho de 2022, é possível cultivar o toma por meio de dois métodos. O primeiro é através das suas sementes.

Reportagem sobre tomates (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre tomates (Foto: (Foto: Reprodução Abril)

Para isso, basta trazer para dentro da sua casa algumas sementes e as colocar em um vaso com substrato. Assim que elas começarem a criar raízes, escolha as mudas mais fortes e as transfira para o vaso final.

Logo em seguida, com o passar das semanas, você perceberá que a sua plantinha criará ainda mais raízes e crescerá feliz. Em pouco tempo, ela te proporcionará ótimos frutos de tomate.

Cultivando tomates a partir de mudas

Tomate em vasos (Foto: Reprodução Portal Abril)
Tomate em vasos (Foto: Reprodução Canva)

A segunda opção em relação ao cultivo de tomates é comprar uma muda diretamente em uma loja especializada. Neste caso, não deixe de avaliar a plantinha antes mesmo de realizar a compra.

Desse modo, para escolher a melhor muda, avalie a coloração das folhas e opte por aquelas que não apresentam nenhuma mancha. Além disso, que também não tenham nenhum sinal de descoloração.

Assim que chegar em casa, plante a espécie em um vaso com tamanho ideal e, também, que possua uma boa drenagem. Não se esqueça de, no primeiro mês, adicionar um fertilizante ideal para esse tipo de fruta. Isso te fará ter sucesso na hora de plantar tomates em vaso. Fácil, não é mesmo?

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].