Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie

Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie - Imagem: Canva
Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie - Imagem: Canva

Rio de Janeiro, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 por Amanda Sousa – A mostarda é um alimento muito utilizado na culinária. No entanto, essa hortaliça faz parte de um grupo de diversas espécies famosas essenciais para a garantia da saúde. Por isso que hoje vamos te contar as curiosidades sobre ela e como você pode incluir no dia a dia.

Antes de mais nada, como mencionamos, a mostarda faz parte de um selete grupo de espécie bem conhecidas. Embora muita gente não saiba, elas englobam a couve-flor, brócolis, rúcula, repolho e outros. Além disso, para quem gosta de investir nessas plantas para decorar a casa e até montar uma mini horta, vale a pena ter uma muda.

Sendo assim, aqui no portal Tecno Notícias, nós te ensinamos tudo sobre o cultivo de legumes, flores, vegetais e até criar o paisagismo da sua casa. Por isso, se você~e tem interesse nesses assuntos, basta acessar no blog diariamente. Agora, veja as principais características da mostarda e descubra algumas curiosidades.

Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie - Imagem: Canva
Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie – Imagem: Canva

Características da mostarda

Primeiramente, a mostarda é uma planta que pode ser consumida por completo, desde as folhas até as sementes. Além disso, para quem deseja comprar para casa, são vendidos os maços dessas folhas e o seu sabor é bem picante. Para garantir que ela tenha uma boa duração, lave suas folhas e guarde dentro de vasilha com fundo forrado de papel toalha, na geladeira.

Para quem deseja cultivar, vale ressaltar que ela pode chegar até 1,5 metros de altura. As suas flores são bem pequenas e amarelas, na tonalidade que conhecemos da mostarda vendida em recipientes de plástico. Além disso, ela também possui propriedades medicinais e estudos dizem que ela pode combater o câncer. O site da Embrapa também abordou esse tema.

Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie - Imagem: Embrapa
Descubra como cultivar mostarda para enfeitar seus canteiros com as flores dessa espécie – Imagem: Embrapa

No entanto, o molho que conhecemos surgiu a partir de um processo de trituração e mistura com mais alguns ingredientes. Aliás, foram os franceses, os responsáveis por essa iguaria da nossa culinária. Embora nem todo mundo goste, pelo sabor inconfundível e forte, outros tantos a admiram e não vivem sem.

Curiosidades e cultivo da mostarda

Agora, talvez você não saiba, mas a mostarda Dijon possui uma das receitas mais famosas do mundo. Além disso, ela foi criada na França e existe uma lei que protege a receita original, desde 1937.

Por fim, se você resolveu plantar ela em casa, saiba que a sua colheita se dá depois de 130 dias. E as suas folhas podem chegar até 25 cm de comprimento. A rega não pode ser feita constantemente, o ideal é que seja somente molhada quando o solo estiver quase seco.

E aí, já conhecia todos esses segredos da mostarda? Aproveite para deixar seu comentário e dizer se gosta ou não desse alimento. 

Jornalista, possuo experiência em veículos de comunicação. Além disso, sou redatora e atuo com agência de comunicação. Possuo cursos em marketing e áreas da comunicação social.