Aprenda a diferenciar luz solar direta da indireta e forneça a iluminação adequada para as plantas

Luz solar (Foto: Reprodução Canva Pro)
Luz solar (Foto: Reprodução Canva Pro)

São Paulo, 04 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Você sabia que todas as plantinhas possuem exigências diferentes quanto à rega, iluminação e cultivo de modo geral? Pensando nisso, resolvemos explicar aqui qual a diferença entre luz solar direta e indireta. Assim, você poderá fornecer a iluminação adequada para a sua plantinha.

Vale destacar que, saber diferenciar esse tipo de luz solar, permitirá com que suas plantas cresçam saudavelmente e se desenvolvam da melhor forma possível. Sendo assim, não perca mais tempo e venha conferir tudo sobre a diferença da luz indireta para a luz direta.

Importância da iluminação para as plantas

Antes de mais nada, vale destacar que fornecer iluminação para as suas plantinhas é mais do que necessário. Afinal, é por meio desse contato que as espécies irão realizar a fotossíntese. Este, é o processo que as mantém vivas. Desse modo, caso a planta não receba luz solar suficiente, ela não produzirá o seu próprio alimento e, consequentemente, morrerá.

Apesar desse conceito ser fácil de ser explicado, um outro detalhe acaba deixando muitos cultivadores de plantinhas em dúvida: os tipos diferentes de luz. Sendo assim, abaixo, nós do Tecno Notícias, preparamos um resumo sobre a diferença da luz solar direta e indireta.

Luz solar direta

Luz solar (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda a diferenciar luz direta da luz indireta e forneça a iluminação adequada para as suas plantas  (Foto: Reprodução Canva Pro)

A luz direta, conforme explicado pela redação da Abril, no dia 17 de maio de 2022, se trata de uma luz solar forte e incidente. Desse modo, ela pode ser considerada a luz que aparece no período da tarde, a partir do meio-dia, até o entardecer.

Desse modo, se a exigência da sua plantinha é mantê-la em contato com esse tipo de sol, não deixe de colocar o vaso com a mesma no sol durante esse período. Vale destacar, ainda, que essa luz solar direta não será filtrada caso esse contato seja realizado sem a presença de vidro, cortinas ou persianas. Sendo assim, preste muita atenção às exigências da sua plantinhas.

Reportagem sobre luz solar (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre luz solar (Foto: Reprodução Portal Abril)

Luz solar indireta

Agora, a luz indireta se refere à luz recebida pela sua plantinha com alguma interferência, como cortinas e um vidro. Sendo assim, a partir do momento que você posicionar sua espécie na janela, você estará fornecendo esse tipo de iluminação para ela.

Luz solar (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda a diferenciar luz direta da luz indireta e forneça a iluminação adequada para as suas plantas  (Foto: Reprodução Canva Pro)

Além disso, vale enfatizar que muitas espécies de plantas, principalmente as que exigem baixa manutenção, requerem esse tipo de iluminação. Estás plantinhas, também são mais do que indicadas para as pessoas que moram em apartamentos pequenos ou sem varanda. Seja qual for o tipo, a maioria das plantinhas precisa de luz solar.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].