Alecrim pelo galho: aprenda a cultivar a folhagem aromática com esse método eficaz de cultivo

Alecrim (reprodução Canva Pro)
Alecrim (reprodução Canva Pro)

Salvador, 24 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Buscando uma form simplificada de plantar alecrim em casa? Você pode fazer um cultivo eficiente dessa erva condimentar plantando a partir do galho.

O rosmarinus officinalis, conhecido vulgarmente por alecrim, é uma espécie pertencente à família das lamiáceas, com origem europeia. A espécie dispõe de uma haste lenhosa e folhas pequenas e verdes, finas e alongadas, extremamente aromáticas.

Portanto, por ser de fácil propagação, o alecrim pode ser facilmente cultivado através do galho e você pode possuí-lo em seu canteiro de ervas domésticas. Logo, continue acompanhando nosso artigo e confira o passo a passo para plantar o alecrim de forma eficaz.

Preparando o galho

O primeiro passo para cultivar o alecrim facilmente é adquirir um galho saudável de uma planta-mãe. Entretanto, caso você não possua um pé de alecrim em casa para a remoção do galho, você pode adquiri-los em floriculturas.

O galho deve possuir cerca de 10 cm de comprimento para que a tentativa de plantio possa funcionar. Ademais, deve-se remover as folhas do alecrim da base do galho, pois essa parte irá estar em contato com o solo.

Alecrim (reprodução Canva Pro)
Alecrim (reprodução Canva Pro)

Plantar alecrim pelo galho

Após o preparo, é hora de pôr a mão na massa e realizar o plantio. Assim, escolha um recipiente médio, que disponha de furos na base.

Conforme Camila Santos, em  09 de julho de 2021, em colaboração com Casa Vogue, é preciso forrar o recipiente com argila expandida e, logo em seguida, acrescentar um pedaço de manta drenante.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Para o substrato, o alecrim necessita de materiais leves e porosos. Assim, faça um mix com uma parte de terra vegetal, duas partes de areia grossa, uma parte de húmus de minhoca e um pouco de fibra de coco. Deste modo, faça o plantio do galho centralizado no vaso, finalizando com a regadura. Para acelerar o enraizamento do seu alecrim, o Tecno Notícias recomenda a aplicação de um hormônio enraiador na ponta do galho.

Irrigação

É preciso ter atenção quanto à irrigação dessa espécie. Os alecrins preferem um solo mais seco, sendo tolerantes a períodos de estiagem.

Assim, é preciso ter cuidado para não exagerar na rega. Portanto, você pode irrigá-los apenas uma vez na semana, ou, observar a textura do solo e conduzir a regadura apenas quando o substrato já estiver totalmente seco. Mas, caso você more em regiões chuvosas, não há necessidade de irrigação frequente, uma vez que eles buscam sua necessidade hídrica a partir das chuvas.

Iluminação

Ademais, o alecrim também é uma espécie que precisa de sol. Logo, mantenha o vaso posicionado em locais em que haja a exposição plena e direta aos raios solares por pelo menos 4 horas durante o dia. Mas, o alecrim também pode receber sombra parcial, desde que seja em menor quantidade.

Alecrim (reprodução Canva Pro)
Alecrim (reprodução Canva Pro)

Adubação e poda

Por sua rusticidade, o alecrim é uma espécie que geralmente dispensa a plicação de adubos. Entretanto, caso você perceba que a sua plantinha esteja precisando de uma carga nutricional, você pode recorrer à aplicação de adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, por exemplo. E, por ser uma espécie que tem se espalha bastante, os ramos podem ser podados, apenas para liberar espaço no vaso.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.