Não esqueça de regar a samambaia: isso pode matar sua plantinha

Não esqueça de regar a samambaia: isso pode matar sua plantinha - Fonte: Canva
Não esqueça de regar a samambaia: isso pode matar sua plantinha - Fonte: Canva

Recife-PE, 13 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Você sabe como regar a samambaia corretamente? Hoje você vai aprender como a falta de água prejudica essa planta. Mantendo os cuidados, a samambaia ficará belíssima por muito tempo.

Já reparou que nunca ninguém viu uma flor de samambaia? Isso porque, elas são plantas criptógamas, ou seja, elas não possuem flor aparente. Contudo, não se assuste com o termo.

Por mais que pareça difícil, é bem simples de entender. Cripto significa escondido, e gama é de gameta. Para ilustrar melhor, criptógamas são todas as plantas com suas partes reprodutivas escondidas. Por isso, não apresentam flores ou frutos.

Aprenda um pouco de botânica da samambaia

A samambaia é uma planta que nunca perde as folhas, contudo, perde os seus folíolos. De antemão, esta folha é composta, isto é, possui vários folíolos que formam uma única folha.

A parte central da folha é chamada ráquis, igual a uma pena. Quando a planta vai “envelhecendo” perde os folíolos e a ráquis se mantém na planta.

A propósito, um conjunto de várias ráquis formam um xaxim. Por isso, não pode cortá-lo, sendo proibido comercializar. A proibição surgiu para evitar a extinção da espécie vegetal. Agora, confira como regar corretamente sua planta.

Como regar a samambaia para que fiquem bonitas?

Não esqueça de regar a samambaia: isso pode matar sua plantinha - Fonte: Canva
Não esqueça de regar a samambaia: isso pode matar sua plantinha – Fonte: Canva

Primeiro, elas são plantas de alta umidade e, em segundo lugar, elas odeiam vento. Por fim, são plantas que adoram luminosidade. Sabendo disso, agora vamos lá.

No ambiente natural elas ficam sobre árvores. Essas plantas são pendentes, ou seja, precisam ficar penduradas para conseguirem se desenvolver bem. A samambaia precisa de muita água, mas não é para encharcar o vaso.

Aliás, borrifador não a umedece o suficiente. O melhor jeito é usar o regador. Outro modo igualmente eficaz, é mergulhar o vaso num balde com água. Essas são as melhores maneiras de regar a samambaia.

Para finalizar, memorize o que foi dito:

  • As samambaias precisam de muita água, pois são naturais de ambientes úmidos;
  • Não gostam de vento, porque estraga suas folhas e danifica os esporos (aqueles pontinhos embaixo da folha);
  • Elas gostam de muita luz, mas não de muito sol.

Agora que você sabe como regar a samambaia corretamente, corra para cuidar da sua planta. Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar nosso site com seus amigos.

Me chamo Claudia Maciel e sou natural de Pernambuco. Há mais de um ano atuo como freelancer para sites e blogs, escrevendo sobre dicas, receitas e agro. Além disso, possuo experiência em escrita para agência de marketing de conteúdo, desenvolvendo textos sobre temas empresariais e jornalísticos. Atualmente, sou redatora no site Diário SP, onde elaboro textos dos mais variados temas. Também atuo como copyright com habilidades em SEO para sites focados em dropshipping.