Mossoró-RN, 23 de novembro de 2022, por Kaio Gomes — A Amarílis, também conhecida como açucena ou flor da imperatriz, é uma flor tipicamente brasileira, muito comumente utilizada em buquês de flores ou decorações internas, por ter uma aparência delicada.
Se você se interessou por essa planta e quer descobrir mais sobre como tê-la em sua casa, veio ao lugar certo! Nós separamos o guia completo da flor da imperatriz, com dicas para o cultivo dela e como plantá-la. Confira a seguir!
Cuidados com a Amarílis
Por se tratar de uma flor delicada, a Amarílis necessita de alguns cuidados durante o seu cultivo. No entanto, com as informações corretas você conseguirá tê-la na sua casa sem se preocupar. Vamos às principais necessidades dessa flor!
Iluminação e clima
Como mencionamos anteriormente, essa é uma planta tipicamente tropical, mais especificamente brasileira. Por isso, a Amarílis necessita de um clima um pouco úmido e ensolarado para crescer saudável e bonita.
Você deve sempre deixá-la em um ambiente com incidência solar, evitando sombras. Além disso, é importante que você ofereça, pelo menos, 6 horas diárias de sol para ela.
Adubação
A adubação da Amarílis é uma das principais necessidades durante o seu cultivo. Você deve evitar realizá-la durante os períodos de inverno, pois é nesse momento que ela está em dormência.
Assim, utilize adubos ricos em fósforo durante o verão, primavera e parte do outono, para que ela cresça saudável e bonita.
Irrigação
Por fim, é necessário que você se atente às regas da flor da imperatriz. Assim como outras flores, você não deve encharcar o solo nunca, pois ela não conseguirá absorver corretamente os nutrientes.
Para saber quando você deve regá-la novamente, coloque o dedo no solo e verifique se ele está úmido. A irrigação só deve ser feita quando ele estiver seco.
Como plantar Amarílis
Para plantar a Amarílis, você precisará de um vaso com boa drenagem, um bulbo da flor, substrato e pedras para fazer a base do plantio. Confira o passo a passo completo a seguir:

- Coloque as pedras no fundo do vaso, junto com uma manta para garantir uma boa drenagem;
- Em seguida, adicione o substrato até a metade do vaso, encaixando em seguida o bulbo da flor e cobrindo o restante do recipiente com a terra;
- Agora é só seguir todos os cuidados para um bom cultivo da flor da imperatriz.
Agora que você já sabe tudo sobre como plantar e cuidar da Amarílis, confira o site Tecno Notícias para mais informações sobre jardinagem!