Portal da Transparência do Governo Federal: saiba como consultar o Bolsa Família

Portal da Transparência do Governo Federal: saiba como consultar o Bolsa Família
Portal da Transparência do Governo Federal: saiba como consultar o Bolsa Família - Imagem: Divulgação gupy

O Portal da Transparência do Governo Federal é um instrumento de suma importância para o controle social com relação aos gastos do governo com o dinheiro público. Desse modo, por meio dessa ferramenta é possível saber como anda a gestão do país. Confira, então, nesta segunda-feira (15/02) como usar o portal para consultar o Bolsa Família.

Por meio da consulta, portanto, é possível acompanhar a quantia exata que está sendo repassada para os beneficiários do programa.
Conheça o Portal da Transparência do Governo Federal
No site do Portal da Transparência do Governo Federal, o interessado pode ter acesso a diversas informações acerca do dinheiro público, bem como ter conhecimento sobre recursos transferidos, licitações, contratos e programas sociais que repassam valores mensais aos cidadãos.

Portal da Transparência do Governo Federal: saiba como consultar o Bolsa Família Portal da Transparência do Governo Federal: saiba como consultar o Bolsa Família – Imagem: Divulgação G1

O Portal foi criado em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, órgão do Governo Federal.

Dessa forma, por meio da ferramenta digital é possível conferir como os recursos públicos estão sendo utilizados.

Mas como essas informações são fornecidas aos cidadãos? Veja o que diz o Portal:
Os órgãos responsáveis por cada fonte de informação encaminham seus dados para a CGU, que recebe, reúne e disponibiliza as informações na ferramenta. A periodicidade de envio dos dados depende do assunto tratado, assim como a periodicidade de atualização das informações no Portal.

Uma vez carregadas no Portal, as informações são disponibilizadas para conhecimento do cidadão de diversas formas, como: painéis, consultas detalhadas, gráficos, dados abertos.

O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis da forma que melhor lhe convier.
Assim sendo, por meio do Portal da Transparência do Governo Federal, é possível verificar o repasse do Bolsa Família.
Como consultar o Bolsa Família pelo Portal
Qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Somente por ele é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (seja o seu próprio ou o de outra pessoa).

Assim sendo, para efetuar a consulta deve-se fazer o seguinte passo a passo:

Acessar o Portal da Transparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/);
Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do Responsável Familiar (RF) no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”).
Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
Ao clicar no nome do beneficiário, serão divulgadas informações a respeito do Número de Identificação Social (NIS) e os valores pagos que foram sacados e os disponibilizados a cada mês.

Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa; ou seja, selecionando a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.
Bolsa Família bloqueado no aplicativo entenda o que mensagem significa
 

Licenciada em Filosofia pela UFCA, atua com redação/produção de conteúdo em áreas variadas, como Educação, Cultura, Cidadania, Culinária, Notícias e Sociedade.