É possível deixar o cérebro mais potente: saiba como turbinar essa super-máquina

Cérebro/ Reprodução Pixabay

No blog Saúde simplificada de hoje, 3 de fevereiro, vamos falar de cérebro mais potente e estilo de vida. É possível turbinar essa super-máquina no nosso dia a dia? Muita gente apresenta fórmulas que prometem ser milagrosas para melhorar o rendimento cerebral e potencializar nossas qualidades mentais.

Mas, há fórmulas mais simples de turbinar o cérebro? Os cientistas ainda estudam as influências diretas da alimentação na degeneração do cérebro. Porém, uma coisa ninguém duvida: a alimentação balanceada e exercícios físicos são muito úteis para melhorar o humor a memória e o sono.

Veja também: Chá de alho para baixar pressão arterial: por esse remédio natural ninguém esperava

Os alimentos são indispensáveis para a formação dos neurotransmissores – serotonina, acetilcolina, histamina, glicina e outros. Essas substâncias fazem ligação entre os neurônios e são responsáveis pelo nosso bem-estar.

Os neurotransmissores são formados pelos aminoácidos que formam as proteínas. Portanto, a qualidade da nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da comunicação entre as partes do cérebro.

Cérebro / Foto de Emre Keshavarz no Pexels

Dieta do Mediterrâneo

Você já ouviu falar nessa dieta? Nos países que seguem a dieta mediterrânea, as pessoas ingerem mais frutas e legumes, além de consumirem uma elevada quantidade de azeite de oliva extravirgem e peixes ricos em ômega 3, 6 e 8. Essas gorduras do bem evitam a deterioração acelerada do cérebro.

Em contrapartida, em países como o Brasil e Estados Unidos, onde o consumo de industrializados é muito grande, o cérebro se deteriora de forma mais rápida. Como resultado, temos uma grande quantidade de pessoas que sofrem de doenças como Parkinson e o Alzheimer cada vez mais cedo.

Leia mais: Chá verde: conheça mais sobre o queridinho do emagrecimento

Turbinar o cérebro

Vimos acima que dieta mediterrânea é uma ótima para prevenir a deformação dos neurônios. Por isso, invista em uma alimentação equilibrada. Consuma menos carnes processadas e embutidos.

Uma dieta saudável inclui: cereais integrais, legumes e folhas, frutas, sementes e azeite extravirgem, ou seja, mais  alimentos naturais e menos industrializados. Continuando, beba água pura, ela hidrata o cérebro. Quanto aos exercícios físicos, diminuem o estresse, ativam a memória e reduzem a ansiedade. Além disso, equilibram o peso e regulam o sono. Em fim, esta é a receita para a turbinar o cérebro.

Não perca essa: Saúde na mesa: conheça o que você come de carboidratos, proteínas e outros

This post was published on 3 de fevereiro de 2022 12:09

Lisa Lima: Nascida em Itabuna, Bahia. Apaixonada por texto, fotografia, lugares e pessoas. Jornalista por vocação e professora de Linguagens. Atua como redatora do caderno de Cozinha e Receitas, do site TecnoNotícias. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios é só falar com a gente: WhatsApp - 73 98896 1252 ou e-mail: lisabjaf@hotmail.com