Na renda fixa também é possível errar; saiba como evitar a perda de dinheiro

Mesmo com as taxas de juros a quase 12% é possível cometer erros

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, domingo, 20 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – Na renda fixa também é possível errar, mesmo com as taxas de juros atuais estar em quase 12%. Ou seja, se o investidor não for cauteloso, pode ter prejuízos, mesmo em renda fixa.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado está aqui para que isso não aconteça com você. De antemão, destaca-se que a diversificação da carteira de investimentos sempre é o que vai lhe dar mais segurança. Ainda mais em momentos de grandes instabilidades no mercado financeiro, como enfrentamos atualmente.

Leia também: Renda fixa diante da crise: escolha títulos de curto prazo e pré-fixados

Neste mês de março a Selic, taxa básica de juros, chegou a 11,75%. Como resultado, a renda fixa voltou a ser a “queridinha” dos investidores. Ainda mais os que possuem um perfil conservador. Afinal, a renda fixa pode trazer a tão sonhada rentabilidade de 1% ao mês.

Com rentabilidade de 12% ao ano, na renda fixa também é possível errar

Como resultado da alta da taxa de juros, a renda fixa passou a ser atrativa aos investidores. Porém, mesmo com a classificação de conservador, podem ocorrer escolhas de papéis que podem causar prejuízos. Então, deve-se tomar todos os cuidados necessários.

Ainda mais em momentos de crise no mercado financeiro, é importante dar sempre atenção na diversificação da carteira de investimentos. E, desse modo, deve-se ter uma combinação entre risco e retorno, para tomar as melhores decisões.

Continua depois da publicidade

Confira também: Como proteger seu dinheiro da inflação; 5 melhores investimentos

Continua depois da publicidade

Muita atenção na liquidez do título

Às vezes o investidor se atrai com a rentabilidade e não se atem à sua liquidez. Simplificadamente, liquidez em finanças é quando que o prazo que poderá resgatar o seu dinheiro. Portanto, a informação sobre vencimento e rentabilidade devem estar claras ao investidor.

Sobretudo com a oscilação do mercado, muitos investidores se apavoram e resgatam todos os seus investimentos que entendem estar em risco de perda. Em resultado desta decisão, o título terá rentabilidade negativa.

Como, por exemplo, investimento em título atrelado a taxa Selic e inflação, com vencimento em 3 anos. Em outras palavras, durante estes três anos, com a oscilação do mercado, o título pode cair repentinamente.

Contudo, como destacado no site G1, é importante atrelar o prazo do seu objetivo ao vencimento do título. Desse modo, para se proteger da oscilação do mercado, a recomendação de analistas é que o investidor verifique, além da rentabilidade, o seu vencimento.

E, o mais importante, que possa ter planejamento financeiro para esperar até o título vencer e, assim, efetuar o resgate. Para ilustrar, assista este vídeo: “Tudo sobre renda fixa! LCI, LCA, CDB e LC (isso ninguém te conta)”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.

Leia também: Saia da poupança e ganhe mais: conheça o título de renda fixa CDB

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies