Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos negros de 1994

Situação está cada vez mais preocupante

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Guabiruba, quinta-feira, 14 de abril, por Tiago Kohler Fagundes– Dados que foram liberados pelo IBGE nesta sexta-feira mostram que a Inflação de março teve uma alta de ao menos 1,62%. Esse valor seria literalmente maior que o do ano de 1994, quando o Brasil estava enfrentando altos picos de inflação, o IPCA, em que os preços do mercado praticamente dobraram a cada mês. No ano de 1994, ficou conhecido para economistas como a época negra. 

Continua depois da publicidade

Portanto, neste artigo, o Humor do Mercado abordará um pouco mais sobre os dados da inflação de março que foram liberados ainda nesta manhã e sobre as expectativas para a economia no ano de 2022. Os índices de IPCA estão cada vez maiores e isso impacta diretamente na cesta básica. 

Você também pode gostar: A alta dos combustíveis pode elevar ainda mais o valor da conta de luz

Tudo sobre a Inflação de março

De acordo com uma matéria publicada pelo Infomoney no dia 8 de abril, é estimado que o acumulado de inflação para o mês de março esteja por volta de 11,3%. O que é maior que o que foi terminado no ano de 2021, que contava com seu acumulado por volta de 10,6%, o que já estava acima do ano de 2015 referente a todo ano, quando o Brasil ainda era administrado pelo Partido dos Trabalhadores. 

Para você

Quanto custa ter um filho no Brasil? Tenha uma expectativa de preços…

Continua depois da publicidade

Por fim, o governo em parceria com o Banco Central e Ministério da Economia estaria realizando um aumento da taxa Selic para ao menos dois dígitos. Como forma de contornar a desvalorização do real perante a inflação. Mas isso parece que não está sendo o suficiente. 

Continua depois da publicidade

Em suma, as maiores altas do mês passado foram puxadas pelo gás veicular (5,29%), do etanol (3,02%) e do óleo diesel (13,65%). Tudo isso por causa do aumento que foi anunciado pela Petrobras. Que entraria em vigor no dia 11 de março em que a gasolina teria um reajuste de ao menos 18,4%. Enquanto diesel teria uma alta de 24,95%. 

Leia também: Economizar na conta de luz; simples hábitos podem diminuir sua fatura

A CNN havia publicado um vídeo que mostrava que o mercado estava planejando uma inflação para o mês de março de ao menos 1,3%. O que acontece é que os dados que foram liberados pela manhã são ainda mais assustadores para o cenário econômico a longo prazo. 

Saiba mais: Empréstimo na conta de luz ou água; saiba como é fácil conseguir

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies