Descubra como fazer para sacar o benefício do FGTS por motivos de saúde; leia aqui

O benefício está liberado para trabalhadores em determinadas condições de saúde, entenda

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Araxá, quarta-feira, 16 de março – Muitos beneficiários do FGTS não sabem que é possível sacar o benefício por motivos de saúde. Na verdade, não apenas para esse tipo de situação, mas em muitos outros. Segundo publicação desse mês do Portal G1, “somente no ano passado, de acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 440 mil trabalhadores acessaram o benefício por esses motivos.”

Continua depois da publicidade

Em caso de doenças graves ou por outros motivos de saúde, existe a possibilidade de retirar com antecedência o benefício do FGTS, mas para isso, são necessários alguns requisitos. O Humor do Mercado vai te mostrar, como é possível fazer isso.

Veja também: Entenda a causa das dívidas e veja como se livrar delas com disciplina

FGTS: regras em vigor

De acordo com a Caixa Econômica Federal, no ano de 2021, mais de 440 mil beneficiários fizeram a retirada do benefício por esses motivos. Além disso, a conta pode ser movimentada por uma série de motivos, e dentre os que envolvem doença, as que são consideradas graves, crônicas ou terminais, passam na frente.

Sendo assim, considerando a legislação, trabalhadores que são portadores de HIV/AIDs, quem tem câncer em estágio avançado, cardiopatia, cegueira, Parkinson, tuberculose, entre várias outras doenças irreversíveis e graves, tem direito de sacar o FGTS por motivo de doença.

Em casos de dependente do trabalhador

Para quem possui filhos ou algum dependente que esteja com alguma das doenças citadas ou alguma outra doença grave que se enquadre nas regras do benefício, o FGTS do trabalhador também pode ser sacado com antecedência. Contudo, vale ressaltar que quando o valor do benefício é liberado para esse tipo de situação, o valor total é liberado. Sendo assim, a conta do trabalhador ficará zerada.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Veja mais: Conheça as 4 regras de ouro e 2 problemas do mercado de ações

Outras possibilidades para sacar o FGTS

Além de casos de doenças e de dependentes que necessitem do benefício do FGTS, ele também é liberado por motivos de doença para quem precisa colocar uma prótese por exemplo. Contudo, nesses casos, o valor se limitada ao preço da prótese necessária.

Portanto, o trabalhador irá precisar de documentos e também orçamentos dos materiais, na hora de solicitar o saque do benefício. Além disso, o mesmo deve ficar impossibilitado de trabalhar por pelo menos dois anos.

Documentos para fazer o saque do FGTS

Para fazer a solicitação do benefício por motivos de doença, é preciso preencher um formulário do próprio site da Caixa. Por lá, dependendo do caso, será pedida uma série de documentos para dar andamento na solicitação.

Além disso, pode-se solicitar uma avaliação com um médico da previdência, além de outros atestados médicos para a comprovação da doença ou da necessidade de prótese. No canal Explicando o Direito, mostra o passo a passo de como fazer o saque.

Confira também: Como a inflação afeta o seu bolso? Entenda aqui como isso impacta em seu dinheiro

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies