Como evitar de cair em golpes com crédito consignado: conheça as principais dicas

As medidas para se prevenir de golpes são bem simples

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, quinta-feira, 24 de março – Mesmo que a tecnologia e o mercado tenham se tornado mais seguros com o passar do tempo, casos de golpes com crédito consignado ainda são muito comuns. Dessa forma, é preciso ficar atento a essas práticas para aprender a se proteger. Por isso, confira tudo sobre os golpes de crédito consignado e como evitá-los.

Continua depois da publicidade

As principais vítimas destes golpes são pensionistas do INSS. Os criminosos entram em contato com essas pessoas se passando por bancos ao oferecer empréstimos com ótimas condições de pagamento. Por isso, você deve se atentar a ligações desse tipo, em especial em casos de idosos, sendo a maioria das vítimas, confira no Humor do Mercado tudo isso.

Confira: nubank cria cartão de crédito com novos benefícios para clientes, descubra quem pode solicitá-lo

Principais golpes de crédito consignado

Como falamos acima, os golpes são bem-parecidos e voltados em especial a beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas. Os empréstimos possuem muitas vantagens e taxas muito inferiores do comum, por isso esse é um fator para ficar atento. Dessa forma, se a vítima se interessa pela “chance”, os golpistas pedem que ela efetue um depósito antecipado.

Como evitar de cair em golpes com crédito consignado: conheça as principais dicas
Como evitar de cair em golpes com crédito consignado: conheça as principais dicas / Créditos de imagem pexels

A partir desse depósito, os golpistas somem, levando o dinheiro da vítima. Outra situação comum é receber, além de ligações, e-mails de supostos funcionários do INSS. Dessa forma, os golpistas pedem por dados pessoais, para abrir contas falsas, pedir cartões de crédito e empréstimos no nome da vítima.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Leia também: como fazer empréstimo estando negativado em 2022, confira as melhores opções

O que fazer em caso de golpe e como se prevenir

Dessa forma, as medidas para se prevenir de golpes do tipo são bem simples. A primeira medida é se atentar a propostas vantajosas e orientar familiares e conhecidos que podem acreditar em propostas do tipo, se for muito bom sempre desconfie. Além disso, você sempre deve ligar para os canais de atendimento da instituição financeira que supostamente te contactou, eles irão te orientar.

Outro ponto importante é se atentar aos seguintes fatos: nenhuma instituição vai te pedir pagamentos antecipados em caso de contratação de empréstimo. Além disso, o INSS não entra em contato com beneficiários por mensagem, ligação ou e-mail para oferecer empréstimos, cartões de crédito ou oportunidades do tipo.

Caso você tenha sido vítima de golpes do tipo, existem algumas medidas para seguir. A primeira é reunir todos os documentos que se relacionam ao golpe, se existir algum. Caso não exista nenhum documento, você pode registrar um boletim de ocorrência, além de ligar nos canais de atendimento do INSS, do Banco Central e do Procon.

É sempre muito importante se manter muito atento, segundo uma matéria, publicada no portal do G1, em julho de 2021, a quantidade de vítimas, relacionadas a golpes com empréstimo consignado, já havia ultrapassado o ano anterior, de 2020. Veja este vídeo, “Golpe viral na internet alerta sobre cuidados com cartão de crédito”, esse é um vídeo do canal, “TV Brasil”, do YouTube.

Confira: como abrir a minha conta digital no Nubank? Confira os detalhes aqui

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies