Inflação para 2022 segue com previsão de alta ainda maior; entenda

O mercado estima que a inflação para 2022 será maior que o projetado nas últimas semanas

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




De acordo com a Agência Brasil, algumas instituições financeiras consultadas Banco Central (BC) publicaram o boletim Focus que prevê alta da inflação para 2022. O texto, divulgado ontem, 24 de janeiro de 2022, afirma que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%. Na verdade, há apenas uma semana, a projeção do mercado era que a inflação terminasse o ano em 5,09%. No mês passado, a previsão era de 5,03%.

Continua depois da publicidade

Desta forma, aqui no Humor do Mercado, nosso foco é falar de finanças e investimentos. Se você gostar desta matéria, compartilhe com mais gente. Quanto mais pessoas tiverem acesso a bons conteúdos, mais contribuiremos para uma educação financeira de qualidade. Veja agora o que o mercado financeiro afirmou sobre a inflação para 2022.

O que o boletim Focus disse sobre a inflação para 2022?

Deste modo, o boletim Focus também citou sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que tem estimativa de crescimento de 0,29%. Neste caos, o mercado trouxe a mesma previsão para os últimos 7 dias, mas no mês passado, o boletim mostrava crescimento da economia brasileira de 0,42%.

Além disso, o boletim Focus mostrou sua estimativa para diminuição na expectativa de crescimento do PIB para 2023, passando de 1,75% na semana passada para 1,69%. Para 2024, a projeção se manteve em 2%, apurou a Agência Brasil. Já em relação à inflação em 2023, o mercado manteve a expectativa de 3,4%. 

Para você

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Taxa de juros na visão do mercado

Da mesma forma, o mercado também fez sua previsão para a taxa básica de juros, a Selic. Para 2022, o boletim Focus acredita que a taxa será de 11,75% ao ano, mesma projeção feita na semana passada. Há quatro semanas, a agência Brasil disse que a “projeção era que a Selic fecharia 2022 em 11,5% ao ano”.

Continua depois da publicidade

Neste caso, a taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), está atualmente em 9,25% ao ano. Porém, na próxima reunião do órgão do Banco Central, em fevereiro, a expectativa é que a Selic aumente em mais 1,5 ponto percentual. O aumento na taxa selic é exatamente para reduzir o impacto inflacionário e manter os preços controlados.

Por fim, se você quer saber mais sobre como são feitas essas previsões do mercado sobre a inflação e outros dados econômicos, assista o vídeo abaixo:

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies