Salvador, 30 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Hortênsias são únicas, não apenas por sua beleza mas também por uma capacidade especial. Você sabia que suas flores podem mudar de cor? Quem cultiva a espécie há um tempo, deve conhecer essa característica peculiar, mas, afinal, como alterar a coloração das pétalas de uma hortênsia?
Se você está curioso para entender como esse fenômeno acontece, saiba que as hortênsias podem migrar entre os tons de rosa, roxo e azul naturalmente. Contudo, para para aqueles que as cultivam, também é possível induzir o processo e obter flores nas cores que se deseja. Quer saber como fazer isso de forma simples? Confira, a seguir, um guia completo para mudar a cor da sua hortênsia.
Hortênsias (Reprodução Canva)
Por que as hortênsias mudam de cor?
A mudança de coloração característica das hortênsias é causada por alterações no grau de acidez do solo em que se cultiva a planta. Ou seja, de acordo com o pH do substrato, você pode obter diferentes tons entre as pétalas a partir de uma mesma variedade.
Todas as espécies possuem essa capacidade? A resposta é não! Os principais tipos que sofrem esse fenômeno são Hydrangea macrophylla, Hydrangea involucrata e Hydrangea serrata. Ademais, hortênsias brancas, por exemplo, não têm a capacidade de mudar a cor de suas pétalas. Então, escolha a variedade certa antes de começar.
Como alterar a cor das hortênsias
Como o pH do solo é um parâmetro que pode ser corrigido durante o manejo da espécie, você pode escolher as cores que gostaria de observar nas suas flores. Mas, segundo a redação do site Casa, em 13 de abril de 2022, o fenômeno não acontece da noite para o dia e exige cuidados contínuos. Outrossim, também é possível recuperar o tom original da vegetação em caso de mudanças.
As hortênsias podem ser cultivadas tanto em canteiros quanto em vasos, sendo mais simples alterar a coloração das pétalas dentro de um recipiente. O controle sobre a terra é maior, o que facilita o processo. Quer saber como ter flores rosas, azuis ou roxas? O site Tecno Notícias te conta como, a seguir.
Rosas
As flores rosas da hortênsia surgem em solos alcalinos ou básicos. Logo, para obter a coloração, é necessário adicionar algum composto que aumente o pH do meio. A forma mais simples de fazer isso é acrescentar cal de jardim ao substrato.
De maneira geral, meia xícara de cal por metro quadrado a cada duas semanas costuma ser suficiente. Ademais, cinzas de madeira são uma opção caseira que também eleva a alcalinidade. Faça o processo durante a estação de crescimento da planta.
Azuis
Já as hortênsias azuis são obtidas através da acidificação do solo, assim, o objetivo é diminuir o pH do meio. Os compostos responsáveis por isso são ricos em alumínio, que aumenta a acidez do substrato.
O enxofre também é um elemento acidificante, mas costuma levar mais tempo para fazer efeito. Além disso, uma dica é regar a planta com água da chuva, que é naturalmente ácida, para a manutenção do tom azulado.
Roxas
Flores roxas são o resultado de um pH neutro, nem muito ácido, nem muito básico. Para manter o equilíbrio, você deve estar sempre atento as condições do solo. Lembre-se que a maioria dos substratos geralmente é um pouco mais ácido, então, uma pequena correção com uma substância alcalina deve produzir pétalas roxinhas.
Hortênsias são ideais para iniciantes na jardinagem, pois são fáceis de cuidar. Ainda, são donas dessa encantadora habilidade de mudança de cor, o que as torna mais versáteis e charmosas. Explore essa peculiaridade e traga mais vida a sua casa!