Veja como plantar manjericão em vasos e adicione mais um tempero a sua horta

Plantar manjericão (Reprodução Canva)
Plantar manjericão (Reprodução Canva)

Salvador, 25 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Uma das vantagens de cultivar uma pequena horta é ter diversas ervas e temperos disponíveis para os preparos culinários. Nesse viés, o manjericão é uma das espécies mais versáteis e ideais para se manter em casa. Seja em molhos, massas ou saladas, seu sabor e aroma acentuados fazem a diferença em inúmeros pratos. Porém, você sabe como começar a plantar manjericão?

O cultivo da espécie é mais simples do que se imagina e o tempero é perfeito, inclusive, para o plantio em vasos. Desse modo, com alguns cuidados, em pouco tempo, você pode obter uma produção farta de folhinhas frescas para a sua cozinha.

Ademais, essa erva ainda possui propriedades medicinais e é ótima para a saúde. Quer saber como plantar manjericão e conhecer alguns de seus benefícios? Confira tudo a seguir.

Plantar manjericão (Reprodução Canva)
Plantar manjericão (Reprodução Canva)

Como plantar manjericão em vasos

Existem diversas variedades de manjericão e o espaço para o plantio deve ser correspondente ao volume que a vegetação costuma desenvolver. Além disso, o vaso deve ter furos no fundo para o escoamento da água.

Comece fazendo uma camada de drenagem no recipiente para evitar o acúmulo de umidade, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Você pode utilizar pedras como brita ou argila expandida. Em seguida, acrescente o substrato. Quanto a isso não há grandes exigências, mas invista em solos bem drenados e com boa fertilidade.

Sementes ou mudas?

A propagação do manjericão pode ser feita tanto através de sementes quanto por meio de mudas. Para a germinação, plante de duas a três sementes a um centímetro de profundidade e cubra com solo. Mantenha o substrato sempre úmido e, dentro de sete dias, será possível observar os primeiros brotos.

A segunda opção é o cultivo de mudas. A multiplicação da erva através do caule é muito simples. Dessa forma, corte um caule de um pé de manjericão vigoroso e retire as folhas da porção inferior, mantendo apenas algumas no topo.

Mergulhe o caule em um copo de água e posicione-o em um ambiente que receba iluminação natural por duas a três semanas, período em que as raízes vão começar a surgir. Quando a muda já estiver bem desenvolvida, faça o transplante para um vaso com terra e continue cuidando.

Plantar manjericão (Reprodução Canva)
Plantar manjericão (Reprodução Canva)

Iluminação e regas

A espécie precisa de boa luminosidade para crescer, de preferência cerca de 3h diárias de luz solar direta. Quanto às regas, molhe sempre que necessário para manter o solo úmido, durante as horas mais amenas do dia, mas evite encharcar o substrato.

Colheita

Recomenda-se que a primeira colheita seja feita depois de três meses de cultivo. Assim, a planta já estará grande o suficiente e terá se estabelecido. Além dos cortes das folhas, as podas das flores também são essenciais para que seu pé de manjericão se desenvolva ao máximo e de forma saudável.

A seguir, o site Tecno Notícias te mostra alguns dos inúmeros benefícios que o manjericão pode trazer para a sua saúde nas suas mais diversas formas de consumo.

Por que consumir manjericão faz bem à saúde?

Agora que você já aprendeu a cultivar manjericão em casa, deve estar se perguntando: quais são os reais benefícios dessa erva? O manjericão é rico em diversos nutrientes como minerais e nas vitaminas A, C e do complexo B, além de compostos bioativos importantes com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes.

Dessa forma, de acordo com Janaina Silva em matéria para o site UOL, em 21 de março de 2022, seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, visto que ajuda no controle da pressão arterial e dos teores de glicemia no sangue. Ademais, o manjericão protege a saúde dos olhos, combate a ação dos radicais livres e auxilia no tratamento de aftas, sintomas respiratórios e outras condições inflamatórias.

Imagem UOL
Imagem UOL

Por fim, infusões, óleos essenciais e chás produzidos com a erva ainda têm efeito calmante e promovem o relaxamento. Logo, seu uso pode aliviar insônias, enxaquecas e outros distúrbios. Viu, como plantar manjericão em casa pode trazer mais praticidade e vantagens para o seu dia-a-dia? Aproveite a baixa manutenção dessa plantinha e comece a cultivar agora mesmo!

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]