Plantas ornamentais: veja os 3 erros que podem matar essas espécies

Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)
Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 03 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Se você é um apaixonado por plantas ornamentais, não deixe de ler essa matéria por completo. Afinal, aqui, mostraremos quais são os cuidados necessários para manter essas espécies saudáveis e com uma beleza reluzente.

Além disso, nesta postagem, também explicaremos quais são os 3 erros mais comuns que levam as plantas ornamentais a morrerem. Com toda a certeza, você, amante de plantinhas, não vai querer esse fim para as suas companheiras, não é mesmo?

Desse modo, se você deseja conferir tudo isso e muito mais, não deixe de nos acompanhar agora mesmo. Com certeza, você ficará surpreso com a quantidade de informações presentes aqui.

O que são plantas ornamentais?

As plantas ornamentais são espécies de plantinhas cultivadas com o objetivo de trazer mais harmonia e decorar o ambiente. Desse modo, em sua grande maioria, elas apresentam folhas verdes e flores muito coloridas. Vale destacar que as suas características podem variar de acordo com o gosto do responsável pelas mesmas.

Como elas são criadas dentro de um ambiente, é importante que suas necessidades básicas sejam atendidas. Por exemplo, em relação à rega, nutrição e, até mesmo, à quantidade de luz solar.

Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)
Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)

Erros no cuidado com as plantas ornamentais

Abaixo, você poderá conferir quais são os erros mais comuns que levam à morte essas espécies tão exuberantes. Nós, aqui do Tecno Notícias, aconselhamos você a não perder nenhum desses alertas!

Má distribuição da rega

Como dito anteriormente, cada espécie de plantinha possui exigências diferentes. De modo que algumas delas toleram completamente a seca, enquanto outras não vivem sem uma rega diária. Desse modo, uma das causas que mais levam as plantas ornamentais à morte é a rega inadequada.  

Para reverter essa situação trágica, nada melhor do que estudar e entender melhor a sua plantinha. Não deixe de, antes mesmo de realizar a sua compra, pesquisar sobre a espécie e as suas exigências. Afinal, assim, você evitará que ela morra em poucas semanas.

Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)
Plantas ornamentais (Foto: Reprodução Canva)

Falta de luminosidade

Conforme informado pela redação da Abril, no dia 1 de fevereiro de 2023, a falta de luz solar para uma plantinha também pode ser fatal. Afinal, a quantidade de iluminação solar interfere, diretamente, no crescimento da planta, bem como em seu desenvolvimento.

Desse modo, assim como na situação anterior, nada melhor do que conferir quais são as exigências da sua plantinha. Vale destacar que algumas podem, sim, ser cultivadas sob sol parcial. Contudo, outras, necessitam de sol pleno.

Reportagem sobre plantas ornamentais (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre plantas ornamentais (Foto: Reprodução Portal Abril)

Vaso inadequado

Outro erro bem comum relacionado às plantas ornamentais está ligado ao tamanho inadequado do vaso. Sendo assim, nada de oferecer um vaso minúsculo a uma plantinha que necessita de profundidade para crescer, combinado?

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].