Salvador, 02 de fevereiro de 2022, por Raíly Fortunato – Nomeada cientificamente por capsicum frutescens L., a pimenta-malagueta é uma planta pertencente à família Ssolanaceae e é originária da América Central e do Sul. Além de ser uma ótima opção para quem gosta de um toque de pimenta, ela também é uma planta fácil de cultivar e pode ser plantada em vasos. Neste texto, você vai aprender como preparar o substrato, escolher e preparar o vaso, plantar a pimenta-malagueta, cuidar da planta e colher os frutos.
A pimenta-malagueta é uma planta robusta, de crescimento indeterminado e pode chegar a atingir até 1,5 metros de altura. Suas folhas são grandes e verdes e os frutos são pequenos e vermelhos. Assim, de modo a possuir a pimenta-malagueta diversificando a sua horta doméstica, neste texto, você vai aprender como preparar o substrato para o plantio, até a colheita dos frutos.
1. Preparando o substrato
Antes de plantar a pimenta-malagueta, é importante preparar um substrato adequado para a planta. O substrato ideal para a pimenta-malagueta é composto por terra comum, húmus e areia grossa em partes iguais. Ademais, também adicione uma pequena quantidade de cinza de madeira e farinha de osso para fornecer nutrientes à planta.

2. Escolhendo e preparando do vaso
A pimenta-malagueta precisa de um vaso grande o suficiente para que a planta possa se desenvolver, com pelo menos 15 cm de diâmetro or 20 de profundidade. Escolha um vaso com furos de drenagem no fundo e coloque uma camada de argila expandida antes de adicionar o substrato preparado. Ademais, recomenda-se também colocar uma manta bidim posteriormente à camada de drenagem.
3. Plantando em vasos
Após preparar o vaso, coloque o mix de substratos no vaso e faça um buraco no meio. O plantio pode ser feito por meio da semeadura ou por estaquia. Assim, no caso das sementes, o site Wiki How recomenda afundá-las a uma profundidade de 1 cm, deixando uma distância média de 30 cm entre plantas. Em contrapartida, caso deseje plantar as estacas, remova um galho saudável da sua pimenteira, e remova as folhas da base e faça o plantio da sua muda no centro do vaso, finalizando com a regadura.

4. Cuidando da pimenta-malagueta: iluminação e temperatura
A pimenta-malagueta precisa de muita luz solar para se desenvolver, por isso é importante colocá-la em um local com boa exposição solar. A planta também precisa de temperaturas acima de 10°C, especificamente entre os 15 aos 25ºC. Nesse aspecto, o Tecno Notícias recomenda cultivá-la em ambientes internos ou em áreas com clima quente. É importante evitar correntes de ar e exposição a temperaturas extremas ou geadas.
5. Irrigando a pimenteira
Ademais, a pimenta-malagueta precisa de uma boa umidade para se desenvolver, assim, é importante regá-la regularmente. No entanto, é importante evitar encharcamentos e deixar o substrato secar um pouco antes de regar novamente. Uma boa dica é regar a planta pela manhã, para que ela possa absorver a água antes do sol ficar muito forte.

6. Tratando e manejando a malagueta
A pimenta-malagueta precisa de poda regular para controlar o seu tamanho e estimular a produção de frutos. Além disso, é importante remover as folhas e ramos secos para evitar doenças e pragas. Ainda, também recomenda-se amarrar a planta a uma estaca ou suporte para sustentar o seu peso.
Ademais, a adubação é uma parte importante do cultivo de pimenta-malagueta em vasos. A planta precisa de nutrientes regulares para se desenvolver e produzir frutos saudáveis e saborosos. É importante adicionar adubo orgânico ou fertilizante líquido ao solo a cada 15 dias durante o período de crescimento da planta.

Adubo orgânico é uma excelente opção para adubar a sua pimenteira, pois fornece nutrientes gradual e naturalmente à planta. Nesse sentido, você pode usar composto orgânico ou esterco de animais, misturando-os com o solo antes de plantar ou adicionando-os à superfície do solo como adubo de cobertura.
7. Colhendo as pimentas
A pimenta-malagueta estará pronta para ser colhida cerca de 60 a 90 dias após o plantio. Assim, os frutos devem estar firmes e vermelhos antes de serem colhidos. A colheita pode ser feita regularmente para estimular a produção de novos frutos.