Peperômia-filodendro: como cultivar e cuidar da famosa scandens, não perca

Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)
Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)

Salvador, 22 de janeiro de 2022, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar na peperômia-filodendro? Nada mais é do que uma folhagem extremamente ornamental, nomeada cientificamente de peperomia scandens, oriunda da família das piperáceas.

A espécie, com sua origem na América do Sul, possui um crescimento pendente, ou seja, voltado para baixo. Assim, são ideais para a decoração de vasos suspensos. Ademais, também fazem sucesso devido às suas folhas cordiformes, verde-claras e com bordas amareladas.

Portanto, de modo a possuir a peperômia-filodendro decorando seu jardim ou, até mesmo, seu ambiente interno, confira já todos os cuidados com a espécie. Assim, continue conosco e confira o ambiente adequado, substrato para a filodendro, plantio, dentre os demais cuidados.

Peperômia-filodendro: ambiente ideal

Para que a sua peperômia-filodendro tenha um bom desempenho em seu ambiente, é preciso que o local de escolha tenha o clima e iluminação ideais. Desta maneira, por ser uma planta tropical, a filodendro não tolera frio muito extremo e geadas. Assim, a faixa de temperatura ideal para o cultivo está entre os 16 e 30ºC.

Ademais, é preciso posicionar o vaso da planta em locais com iluminação difusa, ou seja, meia-sombra, uma vez que a luz solar direta pode ocasionar a queima das folhagens. Mas, é essencial que o local seja de alta iluminação, pois locais escuros interrompem o crescimento da planta.

Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)
Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)

Substrato

Para conduzir o plantio de mudas ou, até mesmo, o replantio da sua peperômia-filodendro é preciso ter uma boa base de substrato. Deste modo, o Tecno Notícias  recomenda um mix com terra vegetal, húmus de minhoca e um pouco de areia ou perlita, conferindo uma maior drenagem.

Plantio em vasos

Para o plantio em vasos, certifique-se que o recipiente de escolha disponha de furos em sua base e possua a camada de drenagem. Essa camada, por sua vez, é feita forrando todo o fundo do vaso com materiais porosos como a argila expandida, por exemplo. Ademais, para melhorar a estética da planta, você pode apostar em vasos do tipo cuia ou meia-lua.

Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)
Peperômia-filodendro (reprodução Canva Pro)

Adubação

Já a adubação deve ser realizada a cada 3 meses, tanto por meios orgânicos, quanto pela utilização de fertilizantes químicos. Para os orgânicos, a lista é grande: húmus de minhoca, esterco bovino curtido, torta de mamona e farinha de ossos, por exemplo. Em contrapartida, aposte em fertilizantes ricos em maiores concentrações de nitrogênio, que estimula o crescimento das folhas, como o NPK 20-10-10.

Irrigação

Apesar de a peperômia dispor de folhas suculentas que possuem a capacidade de armazenamento de água, elas exigem um solo mais úmido. Deste modo, conforme Vanessa D’amaro, em 13 de outubro de 2020, em colaboração com o Casa Vogue, o indicado é testar o solo anteriormente à irrigação. Assim, caso o solo já esteja seco, você poderá conduzir uma nova irrigação, porém, sem deixar encharques.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Propagação

Por fim, a peperômia-filodendro se reproduz facilmente a partir do método de estaquia. Ou seja, para criar mudas da espécie basta cortar uma ramo da planta e conduzir o plantio seguindo as mesmas orientações quanto ao preparo do vaso e do substrato.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.