Paisagismo para jardim de inverno: saiba como ornamentar o ambiente de maneira simples e fácil

Paisagismo para jardim de inverno: saiba como ornamentar o ambiente de maneira simples e fácil - Imagem do Canva
Paisagismo para jardim de inverno: saiba como ornamentar o ambiente de maneira simples e fácil - Imagem do Canva

Goiânia, quinta-feira, 16 de fevereiro, por Mário Lobo – Você está procurando informações sobre paisagismo para jardim de inverno? Então chegou ao lugar certo! Aqui nós iremos te dar algumas informações interessantes sobre o assunto!

Ter um jardim de inverno em casa realmente é muito bom, mas não é algo que qualquer pessoa consiga fazer. Sendo assim, é sempre bom conhecer mais sobre o tema a fim de saber como atingir bons resultados. É o que você vai aprender agora com a leitura desse post. Confira!

Saiba mais sobre esse ambiente

Um jardim de inverno é um espaço fechado, geralmente anexado a uma casa, que é projetado para permitir a entrada de luz natural e ar fresco. Assim, cria um ambiente interno com uma sensação de estar ao ar livre. Isso permite que as pessoas desfrutem do espaço mesmo em dias de chuva, vento ou frio intenso.

No entanto, o espaço também pode ser usado como uma extensão da casa, seja como uma área de lazer, espaço de convivência, escritório em casa, sala de jantar, entre outros usos. Em dias quentes, as portas e janelas podem ser abertas para ventilar e refrescar o ambiente. Por isso o paisagismo para jardim de inverno é importante!

Quais as principais dicas para o paisagismo para jardim de inverno

O paisagismo para jardim de inverno deve levar em consideração o clima mais frio da estação, com plantas que possam resistir a baixas temperaturas e ainda assim fornecer um ambiente bonito e agradável para se estar. Sendo assim, aqui estão algumas dicas para paisagismo em um jardim de inverno:

Escolha plantas resistentes ao frio

Algumas opções de plantas que podem ser usadas em jardins de inverno incluem: samambaias, lírios-da-paz, orquídeas, suculentas e cactos. Certifique-se de escolher plantas que possam lidar com a falta de luz natural durante os meses de inverno.

Crie caminhos e trilhas

Use pedras, seixos ou lajes para criar caminhos em seu jardim de inverno, o que dará um toque agradável e um visual mais interessante ao espaço. Você pode adicionar tochas, lanternas ou luzes de fadas para iluminar o caminho durante as noites frias.

Crie um ponto focal

Adicione um elemento decorativo para servir como um ponto focal em seu projeto de paisagismo para jardim de inverno. Pode ser, por exemplo, uma fonte, uma escultura ou um banco. Assim você terá um ponto de atração e também criará um lugar para sentar e apreciar o jardim.

Use vasos e recipientes

Paisagismo para jardim de inverno - Imagem do Canva
Paisagismo para jardim de inverno – Imagem do Canva

Plantas em vasos e recipientes são uma ótima opção para jardins de inverno, pois podem ser facilmente movidos para áreas mais ensolaradas ou protegidas do vento frio. Escolha vasos com um design atraente e que combinem com o estilo do seu jardim de inverno.

Adicione elementos naturais

Adicione elementos naturais ao projeto de paisagismo para jardim de inverno. Podem ser rochas, pedras, seixos e madeira. Isso dará ao espaço uma aparência mais natural e criará um ambiente tranquilo e relaxante.

Lembre-se que esse espaço pode ser uma excelente maneira de trazer um pouco da natureza para dentro de casa, mesmo durante os meses mais frios do ano. Portanto, basta fazer o paisagismo para jardim de inverno com algumas plantas bem escolhidas, decorações atraentes e uma boa iluminação.

Quais os benefícios de ter um jardim de inverno?
Matéria do site G1 falando sobre jardim de inverno - Imagem do portal G1
Matéria do site G1 falando sobre jardim de inverno – Imagem do portal G1

Há muitos benefícios associados à construção do jardim de inverno numa casa. Ele é benéfico, por exemplo, para os amantes do verde que querem um espaço de natureza em casa. É o que disse Beatriz Pires em publicação no portal G1 em maio de 2022.

Para te ajudar, listaremos abaixo os principais benefícios. Certamente isso vai esclarecer ainda mais a importância de ter um jardim de inverno na sua casa. Confira!

  • Luz natural: O jardim de inverno é uma ótima maneira de aumentar a quantidade de luz natural que entra em sua casa. Isso ajuda em diversos pontos ligados à sensação de bem estar e de tranquilidade;
  • Espaço adicional: Um jardim de inverno pode ser usado como uma extensão da sua casa, criando um espaço adicional para atividades prazerosas;
  • Conexão com a natureza: Trazendo a natureza para dentro de sua casa, o jardim de inverno ajuda a melhorar sua conexão com o mundo natural. Assim pode levar à sensação de tranquilidade e bem-estar;
  • Controle de temperatura: O jardim de inverno ajuda a regular a temperatura dentro da sua casa, mantendo-a mais quente no inverno e mais fresca no verão. Isso pode ajudar a reduzir seus custos com energia, tornando sua casa mais eficiente;
  • Valorização do imóvel: Construir um jardim de inverno ajuda a valorizar sua propriedade. Assim ela se torna mais atraente para possíveis compradores;
  • Decoração: O jardim de inverno é um espaço que pode ser decorado de várias formas. Isso o torna um local de beleza, conforto e aconchego.

O jardim de inverno traz benefícios para a sua casa, desde melhorias na saúde e bem-estar até a valorização do imóvel. Portanto, não perca a oportunidade de fazer um ótimo projeto de paisagismo para jardim de inverno!

Esse é um espaço que pode ser utilizado em qualquer época do ano?
Paisagismo para jardim externo - Imagem do Canva
Paisagismo para jardim externo – Imagem do Canva

Sim, perfeitamente. Embora o nome “jardim de inverno” sugira que seja destinado apenas para o inverno, na verdade é uma estrutura que pode ser apreciada em qualquer época do ano. Isso porque traz benefícios para a família em qualquer período.

Portanto, embora o jardim de inverno possa ter sido concebido como um espaço de inverno, ele pode ser aproveitado em qualquer estação do ano. Quer mais dicas? Então sugerimos que acompanhe as atualizações do nosso blog Tecnonotícias, onde você tem acesso a muitos temas bacanas sobre o assunto.

Olá! Meu nome é Mário Lobo. Sou produtor de conteúdo para a web há 13 anos e sou apaixonado por esse ofício. Espero partilhar aqui muitas experiências bacanas, com conteúdos que tragam boas informações e agreguem valor.