Ora-pro-nóbis: conheça a espécie poderosa para a saúde e saiba como cultivar

Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)
Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)

Salvador, 31 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Já ouviu falar em ora-pro-nóbis? O nome diferente significa “rogai por nós”, em latim, e está ganhando popularidade entre o grupo das plantas comestíveis não convencionais. A justificativa para isso é que, além de um cultivo simples, a planta é riquíssima em benefícios para a saúde, ou seja, apenas vantagens para quem tem um pé dessa erva em casa.

A espécie se propaga espontaneamente, é resistente e possui baixa manutenção, o que significa que, com poucos cuidados, você verá ela prosperar com uma alta produção. Perfeita em diversos preparos, a ora-pro-nóbis é nutritiva e faz muito bem para o organismo. Quer conhecê-la um pouco mais e aprender a cultivar? Confira um guia completo sobre essa erva poderosa, a seguir.

Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)
Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)

Como plantar ora-pro-nóbis?

Como dito, é muito fácil cultivar essa planta! Antes de mais nada, opte pela variedade que produz flores brancas. Delicadas e cheirosas, elas tornam a espécie perfeita até para decorações. Outrossim, a ora-pro-nóbis não é exigente quanto ao solo, logo, se desenvolve até em substratos pobres.

Você também pode plantá-la tanto em canteiros quanto em vasos, visto que ela se adapta a diferentes condições. Contudo, o ideal é começar a cultivar no início da estação de chuvas, de forma a estimular o crescimento de seus ramos.

Mudas

A propagação da plantinha é feita por meio de estacas. Para isso, comece retirando um ramo lenhoso da parte mediana da vegetação. Corte cerca de 20cm e coloque-a em um vaso com partes iguais de terra de boa qualidade e composto orgânico, como esterco curtido. Após o enraizamento, você pode fazer o transplante para o local definitivo. Por fim, mantenha um bom nível de matéria orgânica no substrato para seu crescimento.

Iluminação e regas

A ora-pro-nóbis pode ser mantida em ambientes com iluminação natural abundante ou à meia-sombra, o que a torna ideal até para apartamentos. A espécie é resistente aos períodos de seca e não precisa de regas frequentes. Assim, molhe generosamente toda vez que o substrato estiver completamente seco.

Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)
Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva)

Colheita

A primeira colheita costuma acontecer após três meses de cultivo, quando as folhas atingirem cerca de 8cm de comprimento. Antes disso, é necessário fazer a poda dos galhos, que continua a cada três meses. Lembre-se de usar luvas contra os espinhos.

Agora que você já sabe como cultivar essa erva, o site Tecno Notícias te explica porque a ora-pro-nóbis é uma planta tão poderosa para a saúde e como você pode adicioná-la  a sua dieta de forma prática.

Para que serve a ora-pro-nóbis e como consumir

A ora-pro-nóbis é cheia de nutrientes importantes para a saúde. Rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, a espécie ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ela também é fonte de ácido fólico, importante para o bebê nos primeiros meses de gestação, e é alternativa para quem que não consome carne.

Segundo Lucas Vasconcellos em colaboração para o site UOL, em 31 de agosto de 2020, o consumo regular da erva fortalece a imunidade, contribui para o bom funcionamento do intestino, combate o envelhecimento precoce, além de inflamações. Ademais, a ora-pro-nóbis auxilia no controle da diabetes e do colesterol, prevenindo outras doenças.

Imagem UOL
Imagem UOL

Já deu para perceber o quanto essa planta é versátil dentro da alimentação. Porém, como consumi-la e aproveitar ao máximo seus benefícios? Crua, cozida ou refogada, em saladas, tortas, sopas ou bebidas, a ora-pro-nóbis é extremamente nutritiva e todas as suas partes são comestíveis. O gosto das folhas, por exemplo, é semelhante ao da couve-manteiga e vai trazer mais sabor e saúde aos seus pratos.

Viu como é fácil ter um pé de ora-pro-nóbis em casa? Não perca tempo e desfrute de todos os benefícios que essa planta simples e impressionante trarão para a sua vida.

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]