Salvador, 28 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – A macieira (malus domestica) é uma planta frutífera perene pertencente à família rosaceae, originária da Ásia Central. A árvore frutífera dispõe de folhas simples, alternadas, ovadas ou lanceoladas, de cor verde escuro e margem serrilhada.
As flores, por sua vez, são brancas, com cinco pétalas e cinco estames. Os frutos são grandes, de cor vermelha ou amarela, com casca rugosa e polpa crocante. Assim, se trata de uma árvore de frutos muito apreciada, pois produz frutos saborosos e nutritivos.
Portanto, nada melhor que aprender a cultivar a macieira em vasos, garantindo uma produção de sucesso diretamente do quintal de casa. Assim, continue acompanhando nosso artigo e confira como cultivar a planta em casa, além dos cuidados indispensáveis.
Clima e iluminação para a macieira
As macieiras são plantas mais adaptados ao clima temperado. Assim, a temperatura para cultivar a macieira e obter um desenvolvimento e produção esperados, deve variar entre os 18 aos 23ºC. Nesse aspecto, se você mora em um clima mais quente, procure variedades de macieira resistentes ao calor.
Ademais, conforme o site Wiki How, o pé de maçã precisa de luz solar direta para produzir frutas saudáveis. Logo, a planta precisa receber contato direto com o sol de 6 a 8 horas ao dia. Caso more em regiões quentes, ao selecionar uma variedade de macieira que não é resistente ao frio, a luz solar direta é ainda mais importante para a produção de frutas.
Preparando o substrato
Para preparar o substrato para plantar o pé de maçã, você precisará de terra, cascalho, musgo de carvalho, areia grossa e composto orgânico. O composto orgânico pode ser o húmus de minhoca ou o esterco bovino curtido, por exemplo. Logo, misture todos esses ingredientes em partes iguais e adicione um pouco de água para formar uma mistura úmida.
Plantar macieira em vasos
Para que a macieira possa se desenvolver adequadamente em vasos, é preciso escolher um recipiente com 40 cm de diâmetro e profundidade. Ademais, forre o fundo com argila expandida ou britas de jardim, finalizando com a manta bidim.
Após preencher parte do vaso com a mistura, coloque a mudinha enxertada da macieira no centro do vaso e preencha ao redor com o restante do substrato. Finalize com a rega abundante da planta.
Irrigação
O pé de maçã precisa de água regularmente para produzir frutas saudáveis. Desta maneira, certifique-se de regar o vaso todos os dias ou a cada dois dias, dependendo do clima. Se o solo estiver muito seco, você pode regar com uma maior frequência.
Poda
A poda é necessária para manter o pé de maçã em boas condições. Portanto, remova os galhos doentes ou danificados e mantenha a árvore em forma de concha. Se for necessário, o Tecno Notícias recomenda a realização da poda de formação para ajudar a árvore a crescer na direção desejada.
Colheita
Por fim, a muda da macieira enxertada começa a produzir após 2 a 3 anos após o plantio. Assim que as frutas estiverem maduras, elas cairão facilmente do pé de maçã. Você pode colhê-las quando elas estiverem maduras e prontas para comer. Assim, seguindo o passo a passo disponibilizado aqui em nosso artigo, você poderá ter um lindo é de macieira em sua casa, tendo uma boa produção dos frutos!