Já pensou em cultivar jambo? Descubra alguns motivos para pensar nessa possibilidade!

Jambo (Reprodução Canva Pro)
Jambo (Reprodução Canva Pro)

Foz do Iguaçu, 07 de fevereiro de 2023, por Igor Queiroz – Vermelho-escuro por fora, branco por dentro, comum para alguns e um verdadeiro mistério para outros. Nesse sentido, vale a pergunta: você sabia que o jambo é uma fruta cheia de propriedades medicinais? Em suma, essa frutinha avermelhada é fonte de diversos nutrientes, o que tem atraído muitos brasileiros para seu consumo. Afinal de contas, seria viável cultivar jambo em casa?

Em meio a tantas perguntas e questionamentos ao seu respeito, o jambo possui recursos suficientes para atestar sua qualidade. E, além de nutritivo, é versátil, já que pode ser utilizado para a produção de sucos, doces, licores, compotas, geleias e muito mais. Assim sendo, confira agora os benefícios e algumas dicas essenciais para cultivar jambo em sua asa. Vamos nessa?

O que, de fato, é o jambo?

O syzygium jambos, fruto do jambeiro e pertencente à família das mirtáceas – o que faz do jambo um “primo” da goiaba, da jabuticaba, do jamelão e da pitanga -, traz em si uma série de características interessantes. Em suma, tem formato de pera, suas cascas variam de um vermelho bem escuro até uma cor mais rosada, além da variação alaranjada quando maduro. A polpa, contudo, é branca como a neve, contendo, em geral, de uma a duas sementes arredondadas.

Asiática de origem, possui adaptabilidade ao clima subtropical e se desenvolve bem às temperatura mais altas. Ainda, o jambeiro, quando adulto, produz estames rosas muito bonitos, semelhantes a uma peça de artesanato.

Geralmente, florescem entre os meses de abril e junho. Ademais, a planta pode alcançar de 10 a 15 metros de altura, quando adulta. Caracteristicamente, um jambeiro pode produzir mais de 80 quilos de frutos quando frutifica.

Jambo (Reprodução Canva Pro)
Jambo (Reprodução Canva Pro)

Por que consumir jambo?

Conforme afirma Vanessa dos Santos para o site da UOL, muitos são os nutrientes presentes nessa fruta especial. Assim sendo, para quem tinha dúvida se deveria ou não comer jambo, saiba que essa frutinha é uma verdadeira trufa de saúde. Isso porque, é rica em vitaminas, minerais e fibras que são nutrientes necessários bom funcionamento do nosso organismo.

Jambo (Reprodução Canva Pro)
Jambo (Reprodução Uol)

Nesse norte, vale destacar a alta concentração de substâncias indispensáveis ao metabolismo, com muitas moléculas com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pode-se, assim, citar a presença das vitaminas A, B1 e a famigerada B12. Não obstante, para quem sofre de intestino preso, isso se reflete em poderosas propriedades diuréticas e laxantes.

Jambo (Reprodução Canva Pro)
Jambo (Reprodução Canva Pro)

De fato, as fibras presentes, principalmente, nas cascas do fruto, auxiliam a função digestória e a absorção de nutrientes. Por consequência, também favorecem a formação de fezes e, por sua vez, a evacuação.Todavia, só consuma a fruta para esse fim com o consentimento do seu médico.

Passos essenciais para cultivo

Se o seu objetivo é cultivar jambo, separe um bom espaço no seu quintal para isso. A melhor forma de cultivo é a partir das sementes secas. Como o jambeiro produz muitos frutos por temporada, a melhor época para plantio é na primavera.

Jambo (Reprodução Canva Pro)
Jambo (Reprodução Canva Pro)

Prepare o solo com húmus de minhoca ou esterco curtido antes do plantio mantendo-o sempre úmido – mas nunca encharcado. Após isso, faça um buraco de, mais ou menos, 35 cm, de profundidade e de largura. Em seguida, insira as sementes de jambo 10 cm abaixo do solo cavado. Dessa forma, seguindo as dicas do Tecno Notícias, em cerca de 30 a 40 dias já será possível enxergar seu jambeiro germinando.