Erva-cidreira em vasos: como plantar e cuidar da planta medicinal em casa

Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)
Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)

Salvador, 23 de janeiro de 2023 por Raíly Fortunato – Melissa, erva-cidreira, coroa-de-rei, chá-da-França. Essas são as diversas denominações atribuídas à melissa officinalis. A espécie pertence à família das lamiáceas, com origem no Mediterrâneo. A erva é bastante confundida com a erva-cidreira-de-folha (lippia alba) e também com o capim-cidró (cymbopogon citratus), devido ao aroma parecido.

Indispensável na horta doméstica, a erva-cidreira dispõe de uma folha com caráter medicinal, amplamente difundido no preparo de chás e infusões. Portanto, nada melhor que conferir todo o passo a passo de plantio da erva-cidreira em vasos, tendo sempre a folhagem medicinal disponível em seu canteiro.

Época para o plantio

Conforme o site Wiki How, a erva-cidreira possui um melhor desenvolvimento em climas mais amenos. Assim, caso você more em regiões mais quentes é preferível aguardar as épocas mais frias para o cultivo da folhagem.

Deste modo, dependendo da região, o plantio pode ser conduzido na primavera, após a última geada. Mas, também pode ser plantada ao final do verão, quando as temperaturas começarem a cair.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Plantar erva-cidreira em vasos

Para plantar a erva-cidreira em vasos é preciso, primeiramente, adquirir um recipiente grande, com cerca de 20 cm de profundidade. Ademais, o vaso de escolha também deve dispor de furos em sua base, permitindo o escoamento da água. Após, forre todo o fundo do recipiente com uma camada drenante, feita a partir de argila expandida, e finalize, acrescentando um pedaço de manta geotêxtil.

Quanto ao substrato, escolha materiais mais argilosos e disponha uma opção orgânica à sua melissa. Assim, você pode fazer um mix contendo terra vegetal e húmus de minhoca na mesma proporção.

Conduza a semeadura da erva-cidreira, acrescentando as sementes a meio centímetro de profundidade. Finalize cobrindo delicadamente com o restante do substrato e efetuando a rega.

Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)
Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)

Irrigação e iluminação

Para que a erva medicinal possa se desenvolver de forma saudável e próspera, a rega deve ser feita regularmente, deixando o solo constantemente úmido. Mas, é preciso ter atenção para evitar a formação de poças no solo,  que podem ocasionar o aparecimento de fungos no sistema radicular da sua erva-cidreira.

Ademais, a sua plantinha também necessita de luz. Assim, mantenha o vaso em locais que receba luz solar direta por algumas horas durante o dia. Embora a espécie também seja um pouco tolerante à meia-sombra, podendo ser cultivada em locais em que haja sombra durante a tarde, por exemplo.

Adubação da erva-cidreira

A erva-cidreira não é uma espécie muito exigente, portanto, dispensa adubações regulares. Assim, o Tecno Notícias recomenda uma adubação anual, fornecendo uma reposição nutricional à planta.

Você pode incorporar conteúdo orgânico ao solo, como o húmus de minhoca, farinha de ossos, borra de café ou torta de mamona. Mas, também pode optar pela utilização de um fertilizante químico de liberação lenta, seguindo as orientações do fabricante.

Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)
Erva-cidreira (reprodução Canva Pro)

Ciclo de cultivo

O ciclo de vida da erva-cidreira varia conforme a estação. Deste modo, seu ciclo é de 90 dias durante o período do verão e cerca de 120 dias durante o inverno. A melissa pode atingir 40 cm de altura e desabrocham pequenas flores entre junho e julho. Para a colheita das folhas para consumo, basta puxar os raminhos conforme o necessário e deixá-los secar em um local quente.

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.