Aprenda como usar cascas de banana para fortalecer suas plantinhas

Cascas de banana (Foto: Reprodução Canva Pro)
Cascas de banana (Foto: Reprodução Canva Pro)

São Paulo, 05 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Você sabia que é possível usar cascas de banana na jardinagem? Se a sua resposta for negativa, não se preocupe. Afinal, aqui neste post, você poderá conferir todas as informações necessárias sobre esse ingrediente que promete deixar a sua plantinha muito mais forte.

Vale destacar que, para usar as cascas de banana na jardinagem, será necessário seguir algumas dicas. Desse modo, não perca mais tempo e venha conferir agora mesmo tudo sobre esse ingrediente mais do que especial.

Cascas de banana: benefícios na jardinagem

Cascas de banana (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda como usar cascas de banana para fortalecer suas plantinhas  (Foto: Reprodução Canva Pro)

As cascas de banana, assim como a fruta, também possuem muitos ingredientes que podem auxiliar no desenvolvimento das plantinhas. Sendo que elas passaram a ser consideradas como maneira fácil e orgânica de fornecer potássio para as mesmas.

Vale destacar, ainda, que esse é o método mais econômico que você encontrará de fornecer nutrientes para a sua plantinha e deixá-la complemente saudável. Sem contar, ainda, que o fornecimento de potássio faz com que as pragas fiquem bem longe.

É importante saber também que, conforme anunciado pela redação da Abril, no dia 28 de janeiro de 2022, essa fonte de nutrientes e vitaminas também oferecerá cálcio, magnésio, fosfatos e enxofre. 

Reportagem sobre cascas de banana (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre cascas de banana (Foto: Reprodução Portal Abril)

Como usar as cascas de banana?

O uso das cascas de banana pode variar de acordo com o tipo de espécie a ser plantada. Por exemplo, se você está cultivando rosas e plantinhas delicadas, você poderá adicionar esse composto natural diretamente no solo.

Não se esqueça que essa adição, nas rosas, deve se realizar no fundo do vaso, na hora do plantio. Assim, inicialmente, coloque as cascas no recipiente. Depois, adicione a muda e, somente após esses dois passos, complete com o substrato escolhido.

Nas flores normais, essa adição pode ser realizada sobre o substrato. Assim, pegue algumas cascas e coloque ao redor da sua plantinha. Sem dúvidas, elas ficarão mais saudáveis do que nunca.

Cascas de banana (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda como usar cascas de banana para fortalecer suas plantinhas (Foto: Reprodução Canva Pro)

Quais cascas usar?

Por último, é importante saber que as cascas que devem ser usadas para a jardinagem são as cascas de banana mais escuras. Ou seja, as mais velhas e antigas, que estão guardadas por mais tempo.

Isso devido ao fato de que as cascas novas, em contato com o substrato, podem facilmente se romper e deixar de fornecer os nutrientes desejados. Sendo assim, nosso conselho aqui do Tecno Notícias, é sempre usar as cascas de coloração mais escura.

Agora que você já conferiu tudo sobre essa matéria, não deixe de continuar navegando aqui no nosso site para aprender mais dicas sobre jardinagem, como detalhes sobre o plantio e cultivo de diferentes espécies.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].