Aprenda a cultivar astromélias e se surpreenda com sua floração exuberante

Astromélias (Foto: Reprodução Canva Pro)
Astromélias (Foto: Reprodução Canva Pro)

São Paulo, 04 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – As astromélias são um verdadeiro charme. Afinal, essa plantinha conta com flores exuberantes e das mais diversas cores que você possa imaginar. Detalhe que vem fazendo muitos amantes de plantas a procurarem para cultivo.

Dentro desse contexto, resolvemos trazer para você todas as principais informações sobre as astromélias e tudo sobre o seu cultivo. Assim, com as nossas dicas, você poderá ter essa plantinha em sua casa e, o melhor, tratá-la da maneira correta.

Se você não quer perder mais tempo e deseja ficar por dentro de tudo sobre essa espécie de planta, basta continuar acompanhando essa nossa matéria até o final. Nós temos a certeza que as astromélias vão conquistar o seu coração.

Quais são as características das astromélias?

As astromélias, que recebem o nome científico de Alstroemeria Hybrida, pertencem à família Alstroemeriaceae e são originárias da América do Sul. Detalhe que as fazem serem facilmente encontradas no Brasil. Além disso, também são conhecidas como lírio peruano ou, ainda, lírio dos incas.

Como dito anteriormente, as flores dessa espécie são o seu grande destaque. É importante ter em mente que, dependendo da variedade da plantinha, você poderá encontrar florezinhas de cores variadas. Por exemplo, rosa, amarelo, laranja e, até mesmo, branca.

Sem contar, ainda, que é importante ter em mente que a floração das astromélias acontecem no verão. Ou seja, ela deixará essa estação do ano ainda mais viva e cheia de cor. Fantástico, não é mesmo?

Astromélias (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda a cultivar astromélias e se surpreenda com sua floração exuberante  (Foto: Reprodução Canva Pro)

Cultivo das astromélias

O cultivo das astromélias pode ser realizado de maneira fácil e muito prática. Abaixo, nós do Tecno Notícias, preparamos algumas dicas para que essa prática seja realizada da melhor maneira possível.

Se atente à rega

A rega das astromélias é uma atitude que deve se realizar com atenção. Conforme informado pela redação da Abril, no dia 17 de junho de 2022, essas plantinhas devem receber regas frequentemente para, assim, manter o substrato sempre úmido.

Reportagem sobre Astromélias (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre como cultivar e cuidar das Astromélias (Foto: Reprodução Portal Abril)

É importante ter em mente que, no verão, essa rega deve se realizar com mais frequência. Esse pequeno detalhe permitirá com que a floração aumente por alguns dias. Assim, você poderá se deslumbrar por mais tempo com essas lindas flores.

Astromélias (Foto: Reprodução Canva Pro)
Aprenda a cultivar astromélias e se surpreenda com sua floração exuberante  (Foto: Reprodução Canva Pro)

Aposte no fertilizante ideal para as astromélias

Além disso, durante o verão e antes mesmo da floração, não deixe de apostar em um bom fertilizante para essa plantinha especial.  Este, deve conter alto teor de potássio que permitirá com que as suas flores fiquem ainda mais belas durante esse período.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].