Você conhece a zínia? Aprenda mais sobre essa florzinha versátil!

Você conhece a zínia? Aprenda mais sobre essa florzinha versátil! - Fonte: Canva
Você conhece a zínia? Aprenda mais sobre essa florzinha versátil! - Fonte: Canva

Recife-PE, 12 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. A zínia é uma flor muito comum em todo o Brasil, presente em jardins e são um sucesso na ornamentação. Além de esbanjar beleza em muitas cores e formatos, são comestíveis.

Por possuir essas características, essa flor se torna ainda mais popular, principalmente entre as pessoas que deixam de consumir carne. Sabia que é simples plantar zínia e cultivar? Conheça um pouco mais sobre essa planta.

Tudo que você precisa saber sobre a zínia

O plantio é feito somente por sementes e nascem facilmente, bastando colocar na terra. São plantas perenes, isto é, nascem, crescem, florescem e morrem em poucos meses.

De ciclo curto, nascem espontaneamente. Tem muitas sementes, brotam rápido e logo cobrem áreas inteiras com flores. Fácil de cuidar e bem antiga na cultura popular, apesar de ter origem mexicana.

A zínia também tem grande variedade de cores: branca, amarela, laranja, rosa, vermelha e variações dessas cores em outros tons. Se parecem com as margaridas e cravos, às vezes confundidas com estas.

Muito atrativa para borboletas, abelhas e outros insetos. Quando vemos fotos desta flor na internet, certamente vão aparecer imagens com borboletas, pois é uma flor altamente atrativa para os polinizadores.

Aprenda sobre a botânica dessa flor

Você conhece a zínia? Aprenda mais sobre essa florzinha versátil! - Fonte: Canva
Você conhece a zínia? Aprenda mais sobre essa florzinha versátil! – Fonte: Canva

A zínia apresenta pequenas “florzinhas” na flor principal. À primeira vista, olhar e pensar ser uma flor comum é normal. Apesar disso, é como se fosse um buquê de flores e essa camada é chamada de inflorescência.

Elas são flores compostas com muitas sépalas e pétalas. Enquanto pensamos que a parte colorida são as pétalas, na verdade, são as sépalas da flor. Em outras palavras, pétalas modificadas para proteção e atração de abelhas e outros polinizadores.

Consideradas PANCs (plantas alimentícias não convencionais), colorem pratos de saladas e sobremesas. O sabor não é marcante, é bem leve e a textura é um pouco seca. Além das pétalas, as sementes são comestíveis e saborosas como o girassol.

Por fim, ela pertence à mesma família do girassol, dália, alface e tantas outras que você certamente conhece. Além disso, a planta que dá origem à zínia alcança 1,5 m e dura uns 5 meses do plantio à floração e morte.

Gostou desse conteúdo sobre a zínia? Deixe nos comentários sua opinião e continue navegando pelo nosso site para mais informações como esta.

Me chamo Claudia Maciel e sou natural de Pernambuco. Há mais de um ano atuo como freelancer para sites e blogs, escrevendo sobre dicas, receitas e agro. Além disso, possuo experiência em escrita para agência de marketing de conteúdo, desenvolvendo textos sobre temas empresariais e jornalísticos. Atualmente, sou redatora no site Diário SP, onde elaboro textos dos mais variados temas. Também atuo como copyright com habilidades em SEO para sites focados em dropshipping.