Veja como plantar girassol na terra: dicas para ter sucesso no cultivo e ter uma planta saudável!

Veja como plantar girassol na terra: dicas para ter sucesso no cultivo e ter uma planta saudável! - Fonte: Canva
Veja como plantar girassol na terra: dicas para ter sucesso no cultivo e ter uma planta saudável! - Fonte: Canva

Recife-PE, 9 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Você já pensou em plantar girassol na terra? Hoje você vai aprender como fazer isso direto na terra. Em primeiro lugar, o girassol tem esse nome pelo fenômeno chamado heliotropismo, ou seja, movimento de virar-se para o Sol. Esse giro da planta acontece quando ela está em fase de crescimento. 

Quando a planta atinge a fase adulta com flores, o girassol fica apenas do lado em que bate mais luz ao longo do dia e não se moverá mais. Além disso, ele é de origem norte-americana, e muito cultivado para alimentação pelos povos indígenas do continente. Hoje com toda certeza está espalhado por todo o mundo, tanto para uso ornamental como alimentício.

Aprenda como plantar girassol na terra

Primeiramente, escolha um bom lugar para o plantio, visto que, é uma planta que gosta de sol. Então, precisa de um local com muita luz, assim como de espaço para crescer e atingir um metro e meio de altura.

Logo depois, prepare a terra para receber a planta e, nesse sentido, você pode adubar com preparados orgânicos, NPK, fertilizantes ou esterco. De mais a mais, é importante manter a terra úmida.

Em seguida, escolha as sementes do girassol que você deseja plantar, pois existem outras cores além do clássico amarelo. Desse modo, é muito fácil encontrar em floriculturas e casas de agropecuária.

Por último, faça covas de no máximo 10 cm de profundidade e coloque uma semente por cova com distância de 20 cm entre elas. Isso é importante para que as plantas tenham espaço para crescer. Viu como é simples plantar girassol na terra? 

Motivos para cultivar girassol em casa

Veja como plantar girassol na terra: dicas para ter sucesso no cultivo e ter uma planta saudável! - Fonte: Canva
Veja como plantar girassol na terra: dicas para ter sucesso no cultivo e ter uma planta saudável! – Fonte: Canva

As sementes de girassol são ricas em proteínas, óleos e minerais. Elas  possuem antioxidantes, bem como ação anti-inflamatória. Do mesmo modo, essas pequenas sementes também possuem alto teor de fibras, ou seja, são ótimas para trabalhar na função de limpeza intestinal.

Porém, além dos benefícios para a saúde, você terá uma planta belíssima e, como resultado, um lindo jardim. Afinal, a flor do girassol é grande, vistosa, colorida e atraente. Essa linda flor atrai simultaneamente abelhas e borboletas, além de outros insetos polinizadores.

Caso você esteja procurando por planta ornamental, o girassol pode ser uma opção viável, pois as sementes brotam de 5 a 10 dias e florescem em dois meses, fazendo uma ótima cobertura para ornamentação.

E aí, ficou convencido a plantar girassol na terra? Enfim, se gostou desse conteúdo, acesse nosso site, fique por dentro das novidades e aproveite para compartilhar com seus amigos.

Me chamo Claudia Maciel e sou natural de Pernambuco. Há mais de um ano atuo como freelancer para sites e blogs, escrevendo sobre dicas, receitas e agro. Além disso, possuo experiência em escrita para agência de marketing de conteúdo, desenvolvendo textos sobre temas empresariais e jornalísticos. Atualmente, sou redatora no site Diário SP, onde elaboro textos dos mais variados temas. Também atuo como copyright com habilidades em SEO para sites focados em dropshipping.