Mossoró-RN, 22 de novembro de 2022, por Kaio Gomes — A polinização manual é uma das várias técnicas utilizadas para polinizar plantas durante o seu cultivo. Por ser realizada de forma manual, ela garante mais sensibilidade e controle da transferência do pólen, trazendo benefícios ao crescimento das flores.
Mas como fazer uma boa polinização manual? Com as dicas que nós trouxemos e as informações sobre a importância desse processo, você nunca mais se preocupará ao polinizar suas plantas. Confira a seguir tudo sobre essa prática!
O que é a polinização?
A polinização nada mais é do que a transferência do pólen localizado na antera, parte masculina da flor, para o estigma, parte feminina da flor.
Dessa forma, esse processo serve como um acelerador do processo reprodutório das plantas. Você garante, então, mais rapidez no seu desenvolvimento.
Qual a importância da polinização?
Uma das principais perguntas que os amantes da jardinagem fazem quanto a esse processo, é qual a importância dele e, principalmente, quais os benefícios de uma polinização manual.
Quando você realiza a polinização das plantas, você garante a fecundação delas e, consequentemente, o desenvolvimento de novos frutos. Desse modo, ela é essencial para a manutenção do cultivo das espécies.
Já com a polinização manual, você terá mais controle sobre esse processo. Além disso, você fará a transferência do pólen de forma mais precisa e sensível. Isso, pois se trata de um processo humanizado.
Assim, sua planta crescerá dando muitos frutos saudáveis e bonitos, permitindo que sua horta cresça da melhor forma possível.

Passo a passo para a polinização manual
Agora que você já entende tudo sobre esse processo e sua importância para o cultivo de plantas, vamos ao passo a passo para a polinização manual.
Você deve começar tocando os dedos, de forma gentil, nas anteras da flor, até que eles fiquem cobertos de um pó amarelo, o pólen.
Feito isso, você deve tocar os estigmas da outra flor, para garantir a transferência do pólen.
Nessa mesma flor, você tocará novamente a antera e seguirá para a transferência do pó para uma outra flor.
Dessa forma, é só repetir o processo em todo o seu jardim para garantir que todas estejam polinizadas.
Embora pareça um processo difícil, a polinização manual traz diversos benefícios para o cultivo da sua planta, e com as dicas do site Tecno Notícias, você com certeza terá sucesso nesse processo!