Nova regra exige que operadoras de telemarketing se identifiquem: confira detalhes na matéria

Apesar de estar em vigor há cerca de 1 mês, as operadoras de telemarketing ainda insistem em manter velhas práticas

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Salvador, sábado, 16 de abril, por Vivaldo Pereira – Já está valendo há cerca de 1 mês a nova regra que determina que as operadoras de telemarketing informem os seus prefixos durante as ligações. Efetivamente, de acordo com o Ato 10.413/2021, essa identificação deverá estar exposta de forma evidente no visor do aparelho. Assim, o usuário terá a opção de receber ou não a ligação, e ainda optar por fazer uma programação para não atendê-la.

Continua depois da publicidade

Resumidamente, nós, do Humor do Mercado, apuramos que agora as operadoras de telemarketing deverão utilizar o prefixo 0303 antes dos seus respectivos números. No entanto, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), não mais do que 324 operadoras decidiram cumprir, efetivamente, a regra. Mas o problema é que isso significa que outras dezenas de milhares de empresas de telemarketing continuam, por aí, ainda livres, executando as velhas práticas de telefonia abusiva.

Leia também: Fazer compras no crédito ou débito? Entenda qual a melhor opção agora mesmo

Nova regra exige que operadoras de telemarketing se identifiquem: confira detalhes na matéria - Reprodução: Piqsels.com.
Nova regra exige que operadoras de telemarketing se identifiquem: confira detalhes na matéria – Reprodução: Piqsels.com.

Pouca adesão das operadoras de telemarketing à nova regra

De acordo com o assessor de Gerência de Certificação e Numeração da Anatel, Secundino da Costa Lemos, já se nota um certo interesse das operadoras em regularizarem-se. Efetivamente, as mas requisitadas dentre elas já correm para adequarem-se à nova lei. No entanto, a dinâmica para que se possa incluir o código não geográfico também contribui para a demora na adesão.

Ademais, o assessor fez questão de ressaltar o fato de que as operadoras de telemarketing que utilizam telefones fixos têm até o dia 8 de julho para adequarem-se. Por outro lado, aquelas que dão preferência aos celulares durante as chamadas já são obrigadas desde o dia 10 de março a utilizar o 0303 antes dos seus respectivos números.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Quais são as melhores operadoras de internet do Brasil? Será que você sabe? Confira nesse artigo

Consumidores ainda não sentem os efeitos da nova regra

O curioso é que, de acordo com matéria publicada pelo repórter Alex Rodrigues, no dia 11 de abril de 2022, no site agenciabrasil.ebc.com.br, em razão de as ligações celulares já exibirem o código, muitas empresas optaram por migrar para a telefonia fixa, a fim de ganharem mais tempo. Mas não é só isso, elas também descobrem os telefones fixos dos clientes que não atendem, pois acreditam que, com isso, conseguirão conquistá-los.

Em contrapartida, infelizmente, não se observa tamanha presteza das operadoras quando ocorre o contrário. Ou seja, quando é o cidadão que necessita ligar para resolver um ou outro problema relativo a serviços.

Mas se quiser saber mais detalhes sobre essa nova regra para as operadoras de telemarketing assista a esse vídeo do canal “Não Caia Na Roubada”. Desse modo, saiba, também, como proceder para denunciar empresas que ainda não estão cumprindo essa obrigatoriedade legal.

Você também pode gostar: Será que você sabe mesmo quais são as operadoras de celular preferidas dos brasileiros? O resultado irá lhe surpreender

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies