Nova redução de IPI. Saiba como fazer para economizar dinheiro

A redução do IPI e as oportunidades para economizar na compra de produtos novos.

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, quarta-feira, 16 de março – Uma nova redução de IPI poderá acontecer segundo declarações do governo nesta última terça-feira. Após a redução de 25% anunciada em fevereiro, para a maioria dos produtos. Essa nova redução seria para os setores de automóveis, motos e linha branca, conforme artigo da Infomoney do último dia 15.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado destaca a seguir os principais setores beneficiados com a mudança. Para o consumidor que deseja comprar um carro ou moto, por exemplo, talvez seja melhor esperar um pouco mais. Afinal, novos descontos podem acontecer e reduzir ainda mais os preços destes produtos.

Nova redução de IPI. Saiba como fazer para economizar dinheiro - Freepik
Nova redução de IPI. Saiba como fazer para economizar dinheiro – Freepik

Leia também: Franquias baratas, como avaliar? Descubra aqui dicas importantes

Quais setores serão beneficiados com a redução do IPI?

A princípio os setores da linha branca, automóveis e motocicletas que poderão receber o incentivo. A afirmação foi feita pelo presidente num evento no Palácio do Planalto em Brasília na última terça-feira.  Além disso, essa redução teria recebido o aval do ministro da economia Paulo Guedes.

Enquanto isso, a área econômica do governo calcula uma redução de R$ 19,5 bilhões de reais em arrecadação de impostos. Porém, justificou que a arrecadação cresceu 18,3% em janeiro, quando comparado ao mês anterior.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Confira: Empréstimo com juros mais baixos que Bancos? Descubra aqui como

O quê o consumidor vai ganhar com isso?

Nem todos os setores repassaram a alíquota total de 25% do desconto de fevereiro, como nos automóveis, por exemplo. Neste setor, a média de desconto ficou no patamar de 18%, ou seja, sem repassar o valor integral para o consumidor.

Do mesmo modo, toda a sociedade e o setor produtivo são beneficiados com a redução de impostos. Dessa forma, através desse incentivo e com produtos mais baratos no mercado, a demanda cresce e gira a roda da economia, favorecendo o aumento do emprego e renda.

Afinal, caso de fato aconteça esse desconto, será uma ótima oportunidade de tentar negociar a compra do carro novo. Bem como uma motocicleta para trabalhar ou aquele eletrodoméstico que já está um pouco defasado.

Enfim, em tempos de inflação e juros nas alturas, é uma boa notícia para o consumidor economizar um pouco. E claro, novos descontos em outros impostos também seriam muito bem vindos. Quer saber um pouco mais sobre IPI e como ele afeta o consumo? Então assista ao vídeo abaixo do canal Jovem Pan.

Leia também: Como o aumento dos combustíveis pode alterar o valor do Auxílio Brasil? Entenda aqui

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies