Erva-de-são-joão: saiba o que é e conheça suas importantes vantagens para a saúde

Aproveite e descubra a preparar o chá da planta

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 18 de maio de 2022, por Priscila Lampert – A erva-de-são-joão está no topo da lista de plantas medicinais que possuem efeito antidepressivo. No entanto, embora seja conhecida por esse feito, a planta possui outras importantes vantagens para a saúde. E é justamente sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Continue a leitura e descubra quais os seus benefícios e a forma correta de uso.

Continua depois da publicidade

Antes de irmos direto ao ponto, ou seja, para que serve a erva-de-são-joão, vale a pena explicar a curiosa origem do seu nome. Dessa forma, ela assim se chama devido à sua floração, que ocorre justamente na época das festividades de São João Batista. O dia dedicado a tal santo, no que lhe concerne, é 24 de junho, quando pequenas flores amarelas pintam toda a planta.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Coentro: conheça os muitos benefícios que ele proporciona para a saúde, além de dar aquele sabor especial

Saiba o que é os benefícios da erva-de-são-joão

erva-de-são-joão
Erva-de-são-joão: saiba o que é, e conheça suas importantes vantagens para a saúde / Fonte: Canva Pro

Mas, afinal de contas, que planta é essa? Bem, a erva-de-são-joão, ou hipericão para alguns, é uma planta medicinal que possui compostos bioativos capazes de aliviar sintomas de estresse e depressão. Por essa razão, seu uso medicinal é bastante antigo. Desse modo, conforme explica Fabiana Gonçalves, em sua matéria publicada no site Uol, dia 06 de outubro de 2021, seus principais benefícios são:

  • Ajuda no tratamento de depressão leve e moderada;      
  • Alivia dores de cabeça;      
  • Melhora a qualidade do sono;      
  • Possui efeito diurético e laxante;      
  • Alivia dores musculares, hematomas e reumatismo;      
  • Ajuda na cicatrização de feridas (no caso do óleo).    

Sendo assim, em razão de todos esses benefícios, a erva-de-são-joão ganhou até uma versão em cápsula para comercialização. Contudo, somado às vantagens que o Almanaque acabou de citar, a planta ajuda a tratar indigestão e alguns sintomas da menopausa. Por fim, quando usada na forma de óleo, ela também pode ajudar no alívio de coceiras e queimaduras de primeiro grau.

Portanto, confira também: Como deixar banheiro cheiroso em poucos passos e sem produtos caros

Aprenda a preparar um chá e descubra se há contraindicações

Agora que você sabe quais os benefícios da erva, é igualmente importante saber como fazer o seu uso da forma correta, certo? Nesse sentido, uma das melhores formas de obter os seus resultados é usando o chá, que pode ser preparado da seguinte maneira:

  • Primeiramente, coloque 250 mililitros de água para ferver; 
  • Em seguida, quando começar a fervura, adicione uma colher de chá da erva-de-são-joão, desligue o fogo e abafe;    
  • Feito isso, aguarde de cinco a dez minutos, coe a mistura e tome na sequência.    

Muito simples, não é mesmo? Entretanto, é fundamental que você saiba que há importantes contraindicações quanto ao seu uso. Dessa maneira, mulheres grávidas, lactantes ou que fazem uso de remédios anticoncepcionais não podem fazer o seu uso. Do mesmo modo, crianças menores de 12 anos ou pessoas com alergias a essa planta também devem evitá-la.

E por último, embora a erva-de-são-joão seja muito boa para vários problemas, é importante consultar o médico antes de iniciar o seu uso. Isso porque ela pode interagir com alguns tipos de medicamento, prejudicando sua ação. Portanto, tome cuidado com o seu uso, combinado?

Ademais, leia também: Quanto economizo com painel solar? Veja quando compensa colocar energia solar em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais