Sabe quais são os chás bons para tosse? Descubra agora 3 bebidas naturais para ajudar a acabar com o problema

Aprenda esses chás para nunca mais sofrer com a tosse

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Salvador, 18 de maio de 2022, por Brenda Barros – Muitas vezes ficamos gripados ou resfriados e com aquela tosse que não diminui. Dessa forma, aprender sobre quais são os chás bons para tosse é extremamente útil por se tratar de receitas com ingredientes que, muitas vezes, já temos em casa. Pensando nisso, nós, do Almanaque, vamos te trazer 3 opções de chás medicinais que auxiliam na melhora da tosse.

Continua depois da publicidade

Os chás para tosse ajudam a deixar o catarro mais fluído, fazendo com que ele seja expulso do corpo com mais facilidade. Desse modo, as bebidas contribuem para expulsar os microrganismos responsáveis pelo quadro, de maneira que a tosse diminui. Continue lendo para saber quais são os chás bons para tosse.

Continua depois da publicidade

Ademais, leia também: Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

quais são os chás bons
Sabe quais são os chás bons pra tosse? Descubra agora 3 chás naturais para acabar com a tosse (Reprodução: Pexels)

Descubra quais são os chás bons para tosse e como preparar cada um

Primeiramente, é importante ressaltar que sempre se deve procurar o médico antes que sintomas mais graves que acompanham a tosse, como dificuldade para respirar ou febre, apareçam. Os chás funcionam como um complemento ao tratamento indicado pelo médico.

1.Chá de laranja com gengibre

De acordo com matéria do site da UOL, escrito por Carol Firmino e publicado em 3 de janeiro de 2022, o chá de laranja com gengibre atua amenizando os sintomas de tosse e dor de garganta. O modo de preparo é simples, bastando colocar 2 xícaras (chá) de água para ferver com o gengibre. Quando começar a borbulhar, esprema o suco de laranja e adicione a casca na mistura. Em seguida, espere 10 minutos e coe.

Veja também: O que é branqueamento de vegetais? Para que serve e como fazer esta técnica

2.Chá de tomilho

Em segundo lugar temos o chá de tomilho. O tomilho possui propriedades antibacterianas, além de ajudar na expulsão de secreções. Dessa maneira, a bebida é uma ótima opção para tratar bronquite e tosse, pois ajuda a relaxar os músculos das vias respiratórias. O preparo também é simples, é só colocar uma colher de sopa de tomilho em 1 litro de água previamente fervida e deixar em repouso por 10 minutos. Depois, basta coar e beber até três vezes por dia.

O chá de tomilho não é indicado para crianças com menos de 6 anos e para pessoas grávidas ou lactantes. Além disso, também é contraindicado para pessoas com insuficiência cardíaca, enterocolite ou que estejam no período pós-cirúrgico, pois o tomilho pode atuar diminuindo a coagulação do sangue.

3.Chá de eucalipto

Por último, temos o chá de eucalipto. Ele é expectorante, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e ser antibacteriano. O preparo é bem fácil, bastando colocar 1 colher de sopa de folhas picadas de eucalipto em 150mL de água e ferver por 1 minuto. Depois, desligue o fogo e tampe, deixando em repouso por 5 minutos. Por fim, coe e beba até 3 vezes ao dia.

A infusão de eucalipto é contraindicado para grávidas, lactantes e para crianças abaixo de 2 anos. Também pode interferir na eficácia de remédios sedativos e antiepiléticos. Agora você já sabe sobre quais são os chás bons para tosse e como prepará-los. Caso acredite que essa matéria foi útil, compartilhe com seus amigos e familiares.

Antes de sair, leia: Como guardar folhas na geladeira; aumente sua durabilidade e melhore a conservação

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais