Lírio rosa: aprenda como recuperar após desfolha e alguns cuidados extras!

Lírio rosa: aprenda como recuperar após desfolha e alguns cuidados extras! - Fonte: Canva
Lírio rosa: aprenda como recuperar após desfolha e alguns cuidados extras! - Fonte: Canva

Recife-PE, 17 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. lírio rosa é uma das plantas mais bonitas e que muitas pessoas descartam quando as folhas caem, por acreditarem que não tem mais o que fazer.

O fato é que a floração dos lírios é muito curta. Ou seja, de aproximadamente um mês na forma natural, e em arranjos, não ultrapassam duas semanas. Claro que dependerá muito da maneira que você cuidará da rega e o local onde ela ficará.

Os lírios rosa são plantas perenes, mas que passam por um período de hibernação nos meses mais frios. Agora, ao invés de descartar, você aprenderá como cuidar do lírio rosa corretamente.

Curiosidades sobre essa planta belíssima

A maioria dos lírios são originários do Japão e da China, e algumas espécies podem chegar a dois metros de altura. Além disso, é muito comum vê-las em decorações, seja de casamentos ou em ambientes como casas e escritórios.

Suas folhas são bem maiores e mais palmadas. Junto a isso, soltam o pólen muito facilmente e a sua polinização é realizada mais naturalmente pela ação do vento e outros insetos.

Como cuidar do seu lírio rosa da forma correta? 

Lírio rosa: aprenda como recuperar após desfolha e alguns cuidados extras! - Fonte: Canva
Lírio rosa: aprenda como recuperar após desfolha e alguns cuidados extras! – Fonte: Canva

Por ser uma planta que não gosta de sol direto, deve ficar sempre à meia sombra. Dessa forma, evita-se que as folhas sofram com a ação do sol, ficando queimadas e, com isso, serem destruídas.

Atente-se à rega 

Assim como todos os outros lírios, o rosa é uma planta bulbosa. O que isso quer dizer? Quer dizer que ela não resiste muito à água e que a rega deve ser realizada somente quando o substrato estiver seco.

A terra jamais deve ser encharcada, e a rega nunca deve ser feita em cima das folhas ou flores. Portanto, apenas direto no substrato.

Caíram todas as flores do meu lírio rosa. O que eu faço?

Primeiramente, não se desesperar já é um bom começo. Depois, não há mais necessidade de descartá-lo. Tenha em mente que você precisa de paciência e dedicação.

Mas, também não é nada extraordinário ou fora do comum. Depois que as flores caírem, você continuará regando a planta por mais três meses, aproximadamente. Assim que o caule secar, será a hora de sujar as mãos e retirar o bulbo da terra.

Se a planta possuir bulbos novos ou “filhotes”, retire-os com cuidado, pois, a partir deles, você poderá fazer mais mudas. Já com o bulbo mãe, você cortará a raiz e deixará aproximadamente dois centímetros de tamanho. Nesse sentido, acompanhe:

  • Lave o bulbo, com cuidado, deixando-o o mais limpo possível;
  • Deixe secar à sombra ou, se quiser acelerar o processo, use papel toalha;
  • Coloque o bulbo, já seco, em um saco escuro e feche bem.

Feito isso, coloque o bulbo na geladeira na parte dos legumes, lá embaixo. Isso seria como se o lírio rosa estivesse passando pela fase de hibernação devido ao frio.

O bulbo ficará na geladeira por quatro meses. E, por fim, seguindo o passo a passo, em breve o seu lírio rosa estará produzindo novamente lindas flores.

Agora que você já sabe como recuperar o lírio rosa, continue acessando nosso site para aprender mais sobre jardinagem. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

Me chamo Claudia Maciel e sou natural de Pernambuco. Há mais de um ano atuo como freelancer para sites e blogs, escrevendo sobre dicas, receitas e agro. Além disso, possuo experiência em escrita para agência de marketing de conteúdo, desenvolvendo textos sobre temas empresariais e jornalísticos. Atualmente, sou redatora no site Diário SP, onde elaboro textos dos mais variados temas. Também atuo como copyright com habilidades em SEO para sites focados em dropshipping.