Horta ecológica: plante cenoura e brócolis hoje mesmo com essas dicas!

Horta ecológica: plante cenoura e brócolis hoje mesmo com essas dicas! Fonte: Freepik.
Horta ecológica: plante cenoura e brócolis hoje mesmo com essas dicas! / Fonte: Freepik

Mossoró-RN, 19 de novembro de 2022, por Kaio Gomes — A horta ecológica é uma ótima opção para quem quer uma alimentação mais saudável e quer ter controle sobre a produção dos alimentos. Entre os produtos que podem ser cultivados nela, a cenoura e o brócolis são os mais práticos e fáceis. 

Quer saber como montar a sua horta ecológica e plantar esses alimentos de maneira rápida? Confira o nosso guia completo a seguir, com dicas para o cultivo e uma boa colheita da cenoura e do brócolis!

Horta ecológica: Saiba tudo sobre o plantio do brócolis

Para começar a sua horta ecológica, você deve escolher quais alimentos irá cultivar nela. Dessa forma, nós trouxemos o passo a passo com todas as informações para o plantio do brócolis. Confira!

Como plantar

O plantio do brócolis pode ser feito tanto a partir de mudas quanto utilizando sementes frescas desse alimento. 

Caso você escolha plantar utilizando mudas, deve transportá-las somente quando surgirem de 4 a 6 folhas definitivas e fortes. Em seguida, é só regar e aguardar o florescimento da planta. 

Já o plantio com a semente, possui alguns cuidados adicionais. Você deve separar um vaso médio, colocar terra adubada até a metade e cavar covas com profundidade de 0,5cm a 1cm.

Após, coloque entre 2 e 3 sementes de brócolis em cada cova da sua horta ecológica. Por fim, é só começar a irrigação. 

Você deve fazer as regas com muito cuidado, não deixando o solo encharcar nunca. No entanto, lembre-se que o brócolis precisa de água constante para crescer saudável. 

Horta ecológica: plante cenoura e brócolis hoje mesmo com essas dicas! Fonte: Canva
Horta ecológica: plante cenoura e brócolis hoje mesmo com essas dicas! Fonte: Canva

Horta ecológica: Como fazer o plantio da cenoura

Uma outra opção interessante, além do brócolis para a sua horta ecológica, é a cenoura. Além de muito versátil na cozinha, ela é fácil de plantar. Confira já como fazer isso!

Como plantar

O plantio da cenoura na sua horta ecológica é bastante simples, mas você precisa se atentar às medidas das covas para que as sementes tenham espaço suficiente para germinarem e crescerem. 

Você deve começar fazendo canteiros de 1,10 m de largura e 15 cm de altura. Na sequência, prepare sulcos de 1 a 2 cm de profundidade, com distância de 20 cm de cada. Por último, é só colocar as sementes e cobrir com terra adubada. 

A irrigação da cenoura deve ser feita todos os dias, até que a planta apareça no solo, para, então, você diminuir a frequência. 

E aí, aprendeu a fazer a sua horta ecológica em casa? Confira também os outros guias de jardinagem do site Tecno Notícias para aprender mais!

20 anos, graduando no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no ramo publicitário, com foco em redação, design gráfico e ilustração.